Família

Tudo o que o desenho pode oferecer aos seus filhos

1 min
Jul 17, 2018

Se o seu filho passa o dia a desenhar, deve saber que além de divertir-se e potenciar a fantasia e a criatividade, estará a melhorar e a fortalecer inúmeros aspetos do seu desenvolvimento. Por esse motivo, é fundamental que todas as crianças tenham desde tenra idade contacto com o desenho, para que este os ajude a expressar tudo o que têm no seu interior.

Desde o rascunho mais descontrolado até a um desenho com forma reconhecível, tudo pode indicar algo sobre o que a criança sente, pensa, o que o inquieta, entristece ou o diverte. Além de os ajudar a conhecer-se melhor a si mesmos e a expressar o seu mundo interior, a pintura e o desenho estimulam a comunicação, a criatividade, a capacidade de concentração e de expressão e o desenvolvimento psicomotor. É por isso que a pintura é recomendada nos tratamentos terapêuticos das crianças.

Seja com lápis de cor, pincel ou as próprias mãos, deixe que os seus filhos desenhem e pintem. Incite-os a praticar esta atividade porque o desenho vai ajudá-los a: 

• Desenvolver a sua individualidade e autoestima. Motive-os para que se superem mas permita que estejam à vontade.

• Melhorar a sua habilidade manual, especialmente a motricidade fina.

• Favorecer e estimular a comunicação

• Organizar as ideias.

• Desanuviar. Favorece a expressão dos sentimentos.

• Obter serenidade e tranquilidade

Descubra aqui algumas atividades inspiradoras com pintura para realizar com crianças:

10 atividades com pintura para crianças

Ateliers de pintura para crianças:
Porto
Lisboa

Jogo de pintura online

 

* A MetLife não endossa nenhum dos produtos, processos ou serviços mencionados. Portanto, a menção de produtos comerciais, processos ou serviços sobre este artigo não pode ser interpretada como um endosso.

Informação adicional:

Etapa Infantil. “¿Cómo se benefician los niños de la pintura?”