Família

Como ajudar os seus filhos a lidar com o divórcio

2 min
Mar 13, 2019

Segundo o Instituto Nacional de Estatística em 2017, os divórcios em Portugal desceram 3,4% em relação ao ano anterior. No entanto, os 21.930 divórcios registados nesse ano, surpreenderam milhares de crianças que provavelmente nunca imaginaram estar nesta situação.

Um divórcio é sempre uma situação muito complicada para um casal e, se tiver filhos, precisa de ter um cuidado extra ao lidar com esta situação. Deve ter em mente que as crianças dependem dos seus pais para se sentirem seguras, por isso é normal que o seu filho se sinta assustado ou confuso quando percebe que a sua família vai mudar.

Quando os pais não comunicam o motivo da mudança, muitas vezes a criança interpreta mal o que está a acontecer. Muitas vezes, as crianças acham que causaram o divórcio e sentem-se culpados. Por isso é fundamental enfrentar o divórcio com uma grande delicadeza, porque mesmo que você e o seu parceiro estejam a sofrer, terá que comunicar a separação de uma maneira muito cuidadosa aos seus filhos, porque provavelmente isso é uma grande surpresa para eles.

O divórcio pode ser uma experiência muito traumática para as crianças, e muitas vezes a reação inicial é choque, tristeza, frustração, ansiedade e stresse. Mas as crianças também podem sair desta experiência com maior capacidade de lidar com o stress, e tornarem-se adultos mais flexíveis e tolerantes. Neste artigo, damos-lhe algumas recomendações que deve ter em conta se estiver a lidar com um divórcio e tiver filhos.

Algumas recomendações para ajudar os filhos a lidar com o divórcio dos seus pais: 

1. Deixe claro aos seus filhos que os amam igualmente e que não têm culpa de nada

Quando as crianças descobrem que os seus pais se vão divorciar, muitas vezes pensam que a culpa é delas. Podem pensar que se se comportassem melhor e obedecessem mais, os seus pais não se separariam. É muito importante que, ao contar-lhes a notícia, os façam entender de forma clara que esta foi uma decisão dos pais, e que não tem nada a ver com eles.

2. Dê oportunidades aos seus filhos de mostrarem aquilo que sentem

Fale com os seus filhos sobre as emoções que as crianças geralmente sentem quando os pais se divorciam. Às vezes as crianças guardam os seus sentimentos para si, porque não querem incomodá-lo e não querem vê-lo triste, então, especialmente na fase inicial, terá que estar mais atento a como eles se sentem.

Pode haver dias em que você simplesmente não quer falar sobre o seu divórcio, então, a melhor coisa que pode fazer nesses dias, é fazer algo por si mesmo, seja ir ao ginásio, ou tomar um café com amigos. Faça alguma coisa por si para depois poder ajudar os seus filhos.

3. Não fale mal do seu ex à frente dos seus filhos

Agora que os seus filhos estão a ver a sua estrutura familiar destruir-se e mudar completamente, precisam mais do que nunca se sentir amados pelos seus pais. Se fala mal de pai / mãe, pode criar um conflito de lealdade e fazer com que os seus filhos se sintam mal quando estão convosco. As crianças precisam sentir que ambos os pais são valiosos e que os apoiam a 100%.