Inovação do ecossistema Fintech e Insurtech aplicada à indústria de seguros de Vida

  • MetLife juntou profissionais de seguros com responsáveis Fintech & Insurtech para debater as novas oportunidades de negócios geradas pela inovação
  • Parcerias entre empresas incumbentes e ecossistema Fintech & Insurtech são cruciais para o desenvolvimento do setor de seguros de Vida

A sucursal em Portugal da MetLife, empresa líder no mundo em seguros de Vida e Acidentes Pessoais, reuniu no Impact Hub, em Lisboa, vários especialistas e players financeiros para debater as novas oportunidades de negócio criadas pelo ecossistema Fintech & Insurtech. Nesta conferência, os vários intervenientes debateram a inovação a nível de processos que o universo Fintech & Insurtech pode trazer à área de seguros, assim como as potenciais oportunidades que podem revolucionar a estratégia de negócio neste sector.

A lista de oradores intervenientes contou com Oscar Herencia, Diretor Geral da MetLife na Iberia e Vice-Presidente pelo Sul da Europa, Nuno Costa, AVP e Diretor de Marketing Direct MetLife Iberia, João Freire de Andrade, cofundador Portugal Fintech, Miguel Quintas, Diretor Geral Parcela Já, Diogo Nesbitt, cofundador Bankonnect e Rui Bairradas, CEO Doutor Finanças.     

Oscar Herencia, no discurso de abertura, ditou o tom pautado pela inovação e pela necessidade de parcerias desta conferência afirmando que: “a inovação do ecossistema Fintech & Insurtech vai ajudar a indústria de seguros a responder mais rapidamente ao cliente e também de uma forma mais personalizada, ao simplificar processos e ajudando na adoção da digitalização. Por outras palavras, racionalizar processos para tornar as estruturas mais ligeiras, tendo sempre como foco as necessidades efetivas do cliente. E é neste ponto que as parcerias entre as empresas incumbentes e universo Fintech & Insurtech são cruciais para o desenvolvimento da indústria de seguros de Vida”.   

Empreendedorismo, inovação e parceria foram inclusive as palavras mais proferidas neste debate, no sentido de que todos os intervenientes concordaram que a tecnologia do ecossistema Fintech & Insurtech pode ajudar no desenvolvimento e simplificação de processos das empresas incumbentes. “Estamos à procura de soluções simples para problemas complexos no mundo dos seguros”, afirmou Nuno Costa, AVP e Diretor de Marketing Direct MetLife Iberia. “Por essa razão, olhamos para este ecossistema numa lógica de parceria e não de concorrência, são empresas que nos podem complementar, a nível de desenvolvimento. Um dos problemas das empresas incumbentes é a velocidade e a MetLife ultrapassa este problema através da parceria com Startups, criando novos sistemas que funcionam, de forma paralela, com métodos mais tradicionais”, concluiu.

João Freire de Andrade, cofundador Portugal Fintech, reforça esta ideia: “se existe vontade, existe também um caminho; e esse caminho é o foco no cliente, os obstáculos podem ser contornados. A solução é trabalhar em conjunto, aliar a inovação do ecossistema Fintech & Insurtech ao know-how e experiência das empresas incumbentes, uma vez que nenhum destes dois polos pode percorrer individualmente este caminho para ser bem-sucedido”. João Freire de Andrade acrescentou ainda que “é crucial encontrar parcerias adequadas que se ajudem mutuamente a crescer. Apesar de cada grupo de Startups enfrentar desafios totalmente diferentes, o foco no cliente é um denominador comum a todas. E os reguladores deram já passos importantes para facilitar esta sinergia, criando canais de comunicação que funcionam de forma eficaz e rápida”.

Para mais informações ou Gestão de entrevistas: TINKLE

Rui Silva rsilva@tinkle.pt | +351 912 454 299

Mónica Marques mmarques@tinkle.pt  | +351 912 584 282

 

Sobre a MetLife

A MetLife, Inc. (NYSE: MET), através das suas subsidiárias e afiliadas (“MetLife”), é uma das maiores companhias de seguros de vida do mundo. Fundada em 1868, a MetLife é uma seguradora global de seguros de vida, pensões, benefícios para funcionários e gestão de ativos. Com cerca de 100 milhões de clientes, a MetLife opera em quase cinquenta países e mantém posições de liderança no mercado dos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia, Europa e Médio Oriente. Para mais informações, visite www.metlife.pt.