Conselho de Administração da MetLife nomeia Michel A. Khalaf para suceder a Steven A. Kandarian como presidente & CEO

O Conselho de Administração da MetLife acaba de anunciar que Michel A. Khalaf, presidente das unidades de negócios dos Estados Unidos e da região EMEA, vai tornar-se presidente executivo (CEO) a 1 de maio de 2019. Khalaf foi também nomeado para o Conselho de Administração com efeito a partir de 1 de maio.

Steven A. Kandarian, que vai reformar-se, continuará a desempenhar as funções de presidente e CEO até 30 de abril de 2019. Glenn Hubbard, atualmente administrador independente principal (lead director) da MetLife, será o presidente não-executivo após a saída de Kandarian. Hubbard integrou a administração da MetLife em 2007 e tornou-se administrador em junho de 2017. Desde 2004, Hubbard é Reitor e professor de Economia e Finanças na Pós-Graduação em Administração (Russell L. Carson) da Universidade de Columbia, e de 2001 a 2003, foi presidente do Comité de Conselheiros Económicos do Presidente.

“Com o Michel, temos a felicidade de ter um líder que se destacou num amplo leque de mercados, negócios e culturas”, afirmou Hubbard. “A sua visão de tornar a MetLife uma das seguradoras mais dinâmicas, empreendedoras e financeiramente bem-sucedidas conquistou todos os stakeholders da empresa”.

“Steve Kandarian tem sido um líder forte e eficiente para a MetLife”, acrescentou Hubbard. “Tomou decisões arrojadas para desafiar a designação SIFI da MetLife e no spin off do negócio de retalho da empresa. A sua estratégia, convicção, e foco estratégico foram cruciais para posicionar a empresa para o crescimento rentável. Estamos ansiosos por continuar a trabalhar com o Steve durante a transição”.

"Michel trouxe um profundo conhecimento do nosso sector, um espírito empreendedor e fortes capacidades de liderança em cada um dos papéis que desempenhou durante a sua carreira de sucesso no mercado dos seguros de vida", afirmou Kandarian. “O panorama dos serviços financeiros continua a evoluir rapidamente, e Michel é o executivo certo para continuar a liderar a transformação da MetLife numa empresa que está continuamente a inovar para responder às expectativas dos clientes e criar valor significativo para os acionistas.”

Michel Khalaf disse: “Estou profundamente honrado com a confiança que o conselho depositou em mim e entusiasmado para liderar esta grande empresa. A MetLife tem uma oportunidade enorme para aumentar o valor que cria para todos os seus stakeholders. Ao acelerar o crescimento das receitas, otimizar ainda mais o nosso portfólio e fortalecer a disciplina de despesas, teremos uma empresa financeiramente bem-sucedida. Algo que nos ajudará a cumprir as nossas obrigações para com os clientes, a criar mais oportunidades para os funcionários e a oferecer retornos mais fortes aos acionistas”.

Khalaf é presidente da MetLife EMEA desde 2011 e, em julho de 2017, assumiu a responsabilidade pela unidade de negócio da empresa nos EUA. Na sua ampla função, supervisionou os negócios de Benefícios de Grupo, de soluções  de Reforma & Rendimento, e de Património & Acidentes nos Estados Unidos; Benefícios Globais dos Funcionários, o único negócio horizontal da MetLife que oferece soluções de benefícios aos empregados locais e multinacionais em 39 mercados; e negócios de seguros individuais e de grupo vendidos através de agentes, brokers, bancos e canais diretos em mais de 25 países por toda a Europa, Médio Oriente e África.

Antes de assumir a liderança da EMEA, Khalaf foi vice-presidente executivo e CEO da MetLife na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia (MEASA). Integrou a MetLife através da aquisição da American Life Insurance Company (Alico) do American International Group (AIG) em 2010.

Em 21 anos na Alico, Khalaf ocupou diversos cargos de liderança em vários mercados por todo o mundo, incluindo Caraíbas, França e Itália. Em 1996, foi nomeado o primeiro diretor geral da operação da Alico no Egito. Em 2001, assumiu a posição de vice-presidente sénior regional, responsável pela operação Vida, Pensões e Fundos Mutualistas da Alico na Polónia, Roménia e Países Bálticos, assim como de presidente e CEO da Amplico Life, subsidiária de seguros de vida da Alico, na Polónia. Mais tarde, foi vice-presidente e diretor de operações da Philamlife, empresa operacional da AIG nas Filipinas.

Khalaf é licenciado pela Universidade de Syracuse com um bacharelato em engenharia e um MBA em finanças. É fellow no Instituto Life Management.

 

Kandarian tornou-se presidente e CEO a 1 de maio de 2011 e presidente do conselho de administração a 1 de janeiro de 2012. Integrou a MetLife em abril de 2005 como vice-presidente executivo e CIO (chief investment officer). De 2007 a 2011, também liderou a estratégia corporativa da MetLife, identificando as principais áreas de foco da empresa.

Como CIO, Kandarian dirigiu o portfólio de mais de US $450 mil milhões (a 31 de dezembro de 2010) da empresa. Otimizou o foco da empresa na gestão eficaz de riscos e diversificou o portfólio de investimentos da MetLife, onde se inclui a venda de US $5,4 mil milhões da Peter Cooper Village / Stuyvesant Town em 2006. Os seus esforços ajudaram a MetLife a emergir da crise financeira de 2008 com a força para executar a compra da Alico, no valor de US $16,4 mil milhões, em 2010.

Para mais informações ou Gestão de entrevistas: TINKLE

Rui Silva rsilva@tinkle.pt | +351 912 454 299

 

Sobre a MetLife

A MetLife, Inc. (NYSE: MET), através das suas subsidiárias e afiliadas (“MetLife”), é uma das maiores companhias de seguros de vida do mundo. Fundada em 1868, a MetLife é uma fornecedora global de seguros de vida, pensões, benefícios para funcionários e gestão de ativos. Com cerca de 100 milhões de clientes, a MetLife opera em quase cinquenta países e mantém posições de liderança no mercado dos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia, Europa e Médio Oriente. Para mais informações, visite www.metlife.pt.