Para muitos jovens saírem de casa dos pais traz-lhes muitas dúvidas e dilemas. Acha que está pronto para dar este passo e tornar-se independente para viver a sua vida de forma autónoma? Se sim, tenha em conta algumas considerações antes de o fazer, como os gastos que deve cobrir ou se vai precisar de seguro de vida para tornar-se independente.

Para evitar problemas durante os primeiros meses a viver sozinho, ou não ter que voltar para casa dos pais, porque você não foi capaz de lidar com alguns obstáculos, recomendamos que faça da sua nova casa um espaço seguro. Para o fazer, precisa de informar-se sobre todos os processos e exigências que deve cumprir agora que é responsável por uma casa.

Calcula o dinheiro necessário para cobrir todas as contas e despesas

A primeira coisa a fazer é calcular todos os gastos e encargos para saber se realmente pode cobrir todas as suas contas e despesas. Tenha em conta a renda da casa, despesas da mudança, alimentação, despesas extras (internet, telefone, água, gás, condomínio, etc.) e quaisquer despesas mensais que pode vir a ter tais como a inscrição no ginásio, passe de transportes ou gasolina. Se acha que não consegue dar este passo sozinho, nem tudo está perdido! Considere arranjar um colega de casa para dividir as despesas.

Reserve algum dinheiro para as emergências

Em segundo lugar, porque se vai deparar com algumas despesas inesperadas ao longo do processo, é importante que tenha sempre algum dinheiro poupado para as emergências. Este dinheiro deve apenas ser usado quando realmente precisar, já que, se não está habituado a pagar as contas da casa, provavelmente os primeiros meses vão ser muito difíceis de gerir. Por isso, lembre-se de guardar parte do seu dinheiro para as contas e as suas obrigações, e, à parte, reservar algum dinheiro para as emergências.

Proteja-se com os seguros de vida e acidentes necessários para ajudá-lo no processo de tornar-se independente

Por último, assegure-se de que está protegido. Como já mencionámos, no processo de tornar-se independente, encontrará muitas despesas inesperadas. É muito importante garantir que tem os seguros de vida e acidentes necessários para ajudá-lo no caso de qualquer imprevisto.