Há uma altura da nossa vida em que temos vontade de tomar certas decisões e assegurar o nosso futuro. Uma delas é comprar uma casa. Mas, com esta decisão, vem também a sensação de responsabilidade e compromisso com algo que, em princípio, será para o resto das nossas vidas.

Por isso, para poder tomar a melhor decisão possível, precisamos de começar a pensar em pontos fundamentais que nos ajudam a decidir que casa comprar e que, a longo prazo, serão determinantes para a nossa felicidade.

 

1.Localização: precisamos de ter a certeza que a localização é a que sempre quisemos. Não podemos transportar a nossa casa de um lado para o outro, pelo que devemos pensar bem onde queremos viver. Além disso, se temos filhos ou planos para vir a tê-los, devemos pensar se queremos estar perto de determinadas escolas ou colégios, parques infantis ou zonas de lazer.

2.Área: pense bem no tamanho de cada espaço da casa e não só na utilidade que lhe pretende dar neste momento, mas também em que é que pode transformar esse quarto mais à frente e se o tamanho atual se adequa às suas necessidades futuras. Além disso, deve considerar ainda que quanto maior for a área geral da casa, maiores são os cuidados a ter com a mesma.

3.Exposição solar: devemos pensar se queremos mais luz durante a manhã ou a tarde, se preferimos ter mais luz numa zona específica ou em toda a casa, e também em que andar está localizado o apartamento ou, no caso de ser uma vivenda, se está situada numa rua com muitos edifícios ou árvores altas que possam afetar a entrada de luz na casa.

4.Número de quartos: quando optamos por comprar uma casa, é importante pensar no futuro, nos nossos planos de vida, e se teremos ou não a necessidade de contar com um determinado número de quartos.

5.Conhecer as razões da venda: se estamos a negociar a compra de uma casa, é importante saber as razões da venda, que podem implicar a vizinhança, o estado de construção e conservação da casa, a zona onde se encontra, entre outras.

6.Assegurar o futuro: quando o gasto é muito significativo, como o de uma hipoteca, é importante poder contar com um seguro que tenha em vista os seus interesses e o possa proteger caso lhe aconteça algo.

7.Eficiência e consumo de energia: tenha em conta este ponto e pense que, se alguma vez vender a casa, é importante que a mesma seja “amiga do ambiente” e que conte com algumas características autossustentáveis que a enriquecem em todos os sentidos, tanto a curto como a longo prazo.

8.Características bónus do imóvel: ter em conta que se escolhemos uma casa com determinadas funcionalidades (como piscina interior ou exterior, court de ténis, entre outros) é importante pensar que podem surgir custos adicionais de manutenção destas características, ou até mesmo o preço de condomínio ser mais elevado nuns empreendimentos do que noutros.

 

Fonte: https://www.homify.pt/livros_de_ideias/327407/7-coisas-importantes-que-precisa-de-saber-antes-de-comprar-uma-casa

Publicado: 13-07-2018