
O calor aperta e não há nada que apeteça mais que um banho refrescante. Sobretudo aos mais pequenos, que anseiam há semanas pelo momento de dar um bom mergulho.
Porém, é recomendável conhecer e ter muito presente que tomar banho no mar ou na piscina pode, por vezes, gerar situações desagradáveis se não tomam as devidas precauções.
Tanto se já está a gozar as suas merecidas férias, como se ainda lhe faltam uns dias para começar, não se esqueça de ter em conta estes conselhos para desfrutar de um banho sem imprevistos:
- Preste atenção à sinalização: Tanto na praia como na piscina encontrará sinais e painéis informativos com as regras de segurança e precauções a tomar. Informe-se bem das recomendações e tenha-as sempre presentes. As regras existem para serem cumpridas.
- As paragens de digestão são reais: Não entre repentinamente na agua e, sobretudo, se começar a sentir sintomas parecidos a enjoo o cansaço súbito, saia imediatamente da água. Mais vale prevenir...
- Pense duas vezes antes de entrar e sair da água: Antes de atirar-se à água, estude bem a profundidade da zona e a probabilidade encontrar algum perigo. Ao sair da água, tenha em conta as escorregadelas, especialmente nas piscina.
- Com companhia é sempre melhor: Especialmente no caso das crianças, os banhos serão mais seguros com um adulto a vigiar. Mais seguros e... mais divertidos!
- A meteorologia também conta: Evidentemente, se o sol estiver forte, não se esqueça do protetor solar, e ainda melhor se for à prova de água. No caso de vento ou mar agitado, tenha cuidado com os colchões insufláveis, já que, sem que se aperceba, as correntes podem afastá-lo da praia.
- Risco de picadas: Não estamos sozinhos no mar e por vezes encontramo-nos com outros seres vivos, como as medusas, alforrecas ou os ouriços marinhos. No caso das picadas ou outras feridas, dirija-se sem demora ao posto do nadador-salvador mais próximo de si.
Tome nota destes conselhos para tê-los bem presentes e desfrute descansadamente de um dos maiores prazeres do Verão!