São muitas as perguntas e os medos que surgem depois de se ter sofrido um enfarte. Será que vou ter uma boa qualidade de vida? Vou poder retomar o meu dia a dia com normalidade? Quando vou poder voltar ao trabalho? Tudo é possível sempre e quando seguimos um conjunto de pautas e recomendações dadas pelo nosso cardiologista.

Para uma boa recomendação, é importante ir com calma. Esta tem de ser realizada de forma e responsável, para evitar futuros episódios, evitar hábitos prejudiciais, mas, sobretudo, para estarmos tranquilos. Existem inúmeros estudos que demonstram que 70% das pessoas recuperam a sua vida quotidiana sem quaisquer sequelas.

A seguir, vamos explorar alguns dos hábitos aconselháveis para quem teve um enfarte e quer voltar à rotina diária, não o mais depressa possível, mas sim da forma mais saudável. Quais são elas?

 

1.Recomendamos descansar bem à noite e, se ao longo do dia nos sentirmos cansados, aproveitamos as sestas para repor as forças.

2.Relaxar, evitar os momentos de stress e levar a vida com calma, evitando situações que possam alterar o nosso estado de espírito.

3.Evitar o sedentarismo através de exercícios físicos leves, como caminhadas diárias. O nosso corpo tem de se ir adaptando pouco a pouco à nova situação. É importante evitar exercícios bruscos.

4.Deixar de fumar e deixar qualquer outro mau hábito que possa aumentar as possibilidades de sofrer outro enfarte. É importante conhecer os passos para uma boa recuperação, mas também recordar aqueles que aumentam o risco de voltar a ter outro episódio.

5.Adotar uma dieta equilibrada e saudável, à base de frutas e vegetais crus ou cozidos. Evitar comer fast food, alimentos muito salgados e com muita gordura.

 

Se seguir estas indicações do nosso médico poderá voltar à sua vida normal melhor do que nunca. E lembre-se, tem de ir com calma, mas sem parar.

 

Publicado: 10-08-2018