Subir e descer escadas é uma atividade aeróbica muito eficaz que permite fortalecer os músculos das pernas, queimar gordura e gastar energia, melhorando também o ritmo cardíaco e a capacidade pulmonar.

Muitas das nossas atividades quotidianas estão intimamente relacionadas com a melhora da nossa saúde. Neste caso, ao subir escadas, efetuamos movimentos contínuos das pernas e ancas, favorecendo a circulação sanguínea de todas as áreas do nosso corpo. Para além disso, aumentamos a nossa sensação de bem-estar já que esta atividade ajuda a libertar todo o tipo de endorfinas.

Ganhar o hábito de subir escadas pode até ser especialmente fácil, já que não é preciso ter capacidades especiais nem particular queda para o desporto. Basta apenas força de vontade. É recomendável fazê-lo entre três e cinco dias por semana, podendo começar a um ritmo lento até que o corpo se vá habituando e seja capaz de estabelecer objetivos mais exigentes

É melhor subir ou descer?

Os especialistas asseguram que ambas opções podem resultar muito proveitosas. São atividades complementares já que não se trabalham os mesmos músculos em cada uma delas.
Quando subimos e descemos, a intensidade da atividade é quase igual. Ao descer, os gémeos, os glúteos e os quadríceps são os músculos que trabalham mais, enquanto a descer apenas se esforçam o quadríceps. Calcula-se que por cada degrau que subimos, queima-se ao menos 0,1 calorias. 
Subir e descer escadas pode converter-se numa atividade divertida se a combinarmos com diferentes exercícios:

1.Subir em bicos de pés. Desta forma aumentamos a força e a nossa elasticidade.

2.Subir ao pé-coxinho. Podemos dar saltos com uma perna enquanto a outra se mantém no ar. Recomenda-se fazer ao menos quatro séries, duas com cada perna.

3.Levantar os calcanhares à altura da coxa. Pode tentar tocar a barriga com o joelho e subir as escadas com passos muito mais longos.

Fontes: https://mejorconsalud.com/beneficios-de-subir-escaleras/

http://ecodiario.eleconomista.es/viralplus/noticias/8577909/08/17/Que-ventajas-tiene-para-la-salud-no-disponer-de-ascensor-en-la-comunidad.html#

Publicado: 16-07-2018