Eco amigável é a denominação dada a qualquer atividade benéfica (ou não prejudicial) para o ambiente. As populações têm uma crescente consciência social, que se traduz numa preocupação com a saúde e  com o meio ambiente. É possível criar um ambiente eco-friendly em casa, e de forma mais simples do que parece. Existe a sensação de que é difícil proteger o ambiente e manter o estilo de vida a que estamos habituados. Não é bem assim.

Por um lado, existem alternativas praticamente em todos os produtos e serviços tradicionais. Por outro, reduzir os consumos e os desperdícios em casa é uma questão de utilizar menos materiais descartáveis e mais reutilizáveis. Pode, por exemplo, na hora de fazer compras, usar sacos de pano ou reutilizáveis em vez de sacos de plástico” Cada pequeno gesto pode ter um efeito positivo no ambiente e cada pequena mudança ajuda a preservar o mundo.

Como vantagem adicional, os produtos sustentáveis melhoram o mundo a vários outros níveis – económico, social e de saúde pública. A sua produção ou colheita são feitas de forma responsável e segura, respeitando os solos, a atmosfera e os trabalhadores.

Alguns dos produtos amigos do ambiente também podem significar uma redução nos gastos. Ao utilizar eletrodomésticos mais eficientes, poupamos no consumo de recursos naturais e também na conta ao final do mês. Produtos com embalagens minimalistas podem ter um custo inferior.

Aqui estão outros exemplos práticos de medidas que ajudam a preservar o ambiente:

– Procurar utilizar produtos de limpeza sem químicos perigosos – existem disponíveis no mercado produtos que não incluem produtos tóxicos e que são igualmente eficientes. Evite aqueles em cuja etiqueta estejam as palavras “Perigo”, “Cuidado” ou “Tóxico”.

Comprar alimentos orgânicos – A comida produzida com métodos orgânicos, para além de ser boa para a saúde, ajuda também o ambiente. Deixamos-lhe alguns links de distribuidores ou lojas onde pode comprar estes produtos, ou obter mais informação sobre um estilo de vida mais “verde”:

http://www.hortaaporta.com/

http://www.brio.pt/index.html

https://www.facebook.com/Biomercado/

http://www.altogagreen.com/

– Usar eletrodomésticos ou dispositivos com um índice de eficiência mais alto – Mudar para este tipo de produtos reduz os consumos – o que significa menor carga ambiental e menor carga na sua fatura.

–  Usar os transportes públicos sempre que possível.

–  Reciclar o lixo – separar o papel, o vidro e o plástico.

Com estes pequenos passos, estará a contribuir para reduzir a sua pegada ecológica e para um futuro melhor.

 

* A MetLife não endossa nenhum dos produtos, processos ou serviços mencionados. Portanto, a menção de produtos comerciais, processos ou serviços sobre este artigo não pode ser interpretada como um endosso.

 

Publicado: 10-08-2018