Saúde e bem-estar

10 Vantagens da Risoterapia

2 min
Jul 11, 2018

Rir é uma ferramenta fantástica que ajuda a viver melhor. Pode reduzir o stress e ajudar a lidar melhor com os problemas.

A risoterapia consiste na aplicação de um conjunto de técnicas que visam libertar tensões físicas e emocionais. E como o nome indica, através do riso.

Com a coordenação de monitores especializados e em grupos, são utilizadas técnicas de expressão corporal, danças, jogos e até massagens, para que o riso surja de forma natural e desinibida.

Através do relaxamento muscular e da boa disposição, é possível retirar inúmeros benefícios desta forma de terapia. Estas são 10 das mais importantes vantagens:

  • Rir liberta endorfinas, que atuam como analgésico natural e aumenta a secreção de serotonina, também chamada a “hormona do prazer” ou “hormona do humor”. Isto ajuda a combater o stress e a ansiedade.
  • O riso favorece a capacidade pulmonar e a respiração.
  • Elimina a energia negativa e ajuda-nos a ter uma perspetiva mais positiva das situações.
  • Melhora a circulação sanguínea, uma vez que os exercícios exigem movimentos corporais.
  • Relaxam-se e trabalham-se vários músculos ao mesmo tempo – uma sessão completa pode implicar o movimento de mais de 400 músculos.
  • Potencia a criatividade e a produtividade.
  • Fortalece o sistema imunitário.
  • Aumenta a autoestima.
  • Melhora as capacidades sociais e fomenta um sentimento de pertença.
  • É uma terapia de custo reduzido, quando comparada com outros tipos de tratamentos.

Ainda que não possa ser considerada um substituto completo às terapias convencionais, a risoterapia demonstra ser um complemento importante para o desenvolvimento pessoal, para lidar com problemas de saúde e para enfrentar as situações mais complicadas da vida.

Brincar com os seus filhos, amigos ou parceiro é também uma boa maneira de rir e viver melhor. De que está à espera para rir mais? Deixamos-lhe algumas sugestões de locais onde pode informar-se e praticar risoterapia:

Sabrina Tacconi – http://terapiadoriso.pt/
Muda com Riso – http://mudacomriso.com/contacto
ClubEscola do Riso – http://clubedorisoporto.blogspot.com
EMAC – http://emac-edu.com/

 

* A MetLife não endossa nenhum dos produtos, processos ou serviços mencionados. Portanto, a menção de produtos comerciais, processos ou serviços sobre este artigo não pode ser interpretada como um endosso.

Informação Adicional:

Helena da Silva, P.: Utilização da risoterapia durante a hospitalização: um tema sério e eficaz, 2001

Revista Rede de Cuidados em Saúde.: A TERAPIA DO RISO COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, 2012

Christian, R.; Ramos, L.; Susanibar, C.; Balarezo, G.: Risoterapia: Un nuevo campo para los profesionales de la salud, 2004