Rir é uma ferramenta fantástica que ajuda a viver melhor. Pode reduzir o stress e ajudar a lidar melhor com os problemas.

A risoterapia consiste na aplicação de um conjunto de técnicas que visam libertar tensões físicas e emocionais. E como o nome indica, através do riso.

 

Com a coordenação de monitores especializados e em grupos, são utilizadas técnicas de expressão corporal, danças, jogos e até massagens, para que o riso surja de forma natural e desinibida.

Através do relaxamento muscular e da boa disposição, é possível retirar inúmeros benefícios desta forma de terapia. Estas são 10 das mais importantes vantagens:


 Rir liberta endorfinas, que atuam como analgésico natural e aumenta a secreção de serotonina, também chamada a “hormona do prazer” ou “hormona do humor”. Isto ajuda a combater o stress e a ansiedade.

• O riso favorece a capacidade pulmonar e a respiração.

• Elimina a energia negativa e ajuda-nos a ter uma perspetiva mais positiva das situações.

• Melhora a circulação sanguínea, uma vez que os exercícios exigem movimentos corporais.

• Relaxam-se e trabalham-se vários músculos ao mesmo tempo – uma sessão completa pode implicar o movimento de mais de 400 músculos.

• Potencia a criatividade e a produtividade.

• Fortalece o sistema imunitário.

• Aumenta a autoestima.

• Melhora as capacidades sociais e fomenta um sentimento de pertença.

• É uma terapia de custo reduzido, quando comparada com outros tipos de tratamentos.

 

Ainda que não possa ser considerada um substituto completo às terapias convencionais, a risoterapia demonstra ser um complemento importante para o desenvolvimento pessoal, para lidar com problemas de saúde e para enfrentar as situações mais complicadas da vida.

 

Brincar com os seus filhos, amigos ou parceiro é também uma boa maneira de rir e viver melhor. De que está à espera para rir mais? Deixamos-lhe algumas sugestões de locais onde pode informar-se e praticar risoterapia:

Laranja, desenvolvimento pessoal – http://coachingdoriso.pt/index.html
Sabrina Tacconi – http://terapiadoriso.pt/
Muda com Riso – http://mudacomriso.com/contacto
ClubEscola do Riso – http://clubedorisoporto.blogspot.com
EMAC – http://emac-edu.com/

 

* A MetLife não endossa nenhum dos produtos, processos ou serviços mencionados. Portanto, a menção de produtos comerciais, processos ou serviços sobre este artigo não pode ser interpretada como um endosso.

Informação Adicional:

Helena da Silva, P.: Utilização da risoterapia durante a hospitalização: um tema sério e eficaz, 2001

Revista Rede de Cuidados em Saúde.: A TERAPIA DO RISO COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, 2012

Christian, R.; Ramos, L.; Susanibar, C.; Balarezo, G.: Risoterapia: Un nuevo campo para los profesionales de la salud, 2004 

Publicado: 11-07-2018