Trabalhar por conta própria é um sonho de muitos de nós. Não ter patrão e fazer os próprios horários pode parecer muito apelativo, mas quem o faz poderá dizer-lhe que isso não significa que terá uma vida mais fácil.

Atualmente em Portugal, 16,9% da população empregada, trabalha por conta própria. Segundo um inquérito realizado pelo INE1, um terço destas pessoas decidiram aventurar-se a trabalhar por conta própria porque encontraram uma boa oportunidade ou porque quiseram continuar um negócio de família.

Se acha que está preparado para montar o seu próprio negócio e trabalhar por conta própria, precisa de saber o seguinte:

-Defina os seus objetivos. Não dê um passo maior que a perna, avalie as suas capacidades e o seu tempo para definir os seus objetivos de uma forma realista. Foque-se em dominar bem cada passo do seu caminho para construir uma boa base que o vai ajudar a crescer no futuro.

-Analise bem o mercado e a sua concorrência.  De acordo com um estudo levado a cabo pela CBInsights, 42% das novas startups falham por não haver uma necessidade do mercado para o serviço ou o produto que oferecem e 19% falham por causa da concorrência. Fazer uma boa análise de mercado é muito importante para prevenir estas situações.

- Organize o seu tempo. Começar um negócio próprio pode ser muito stressante e pode acabar por consumir toda a sua vida. Ainda que não tenha que cumprir necessariamente um horário, tente estabelecer uma hora limite para desligar-se do trabalho e estar com os seus amigos e a sua família.

- Inspire-se com os outros.  Fale com pessoas que já se aventuraram a trabalhar por conta própria e peça conselhos. Não há nada melhor do que falar com alguém que já passou pelo mesmo. Aprenda com os erros dos outros e não tenha medo de fazer perguntas. Esteja sempre preparado para aprender!

Publicado: 14-10-2018