Saúde e bem-estar

Sabia que secar a roupa dentro de casa é perigoso?

1 min
Mar 20, 2019

Se vive numa cidade, provavelmente, está acostumado a secar a roupa dentro de casa por falta de espaço. Se o faz, possivelmente, nunca pensou que este hábito pudesse ser perigoso, mas, de acordo com vários estudos, este hábito aparentemente inocente pode ser um risco para a nossa saúde.

Se não tem um pátio ou uma varanda e o único sítio onde pode secar a sua roupa é dentro de casa, precisa de conhecer os riscos de fazê-lo, assim como algumas soluções para reduzir as consequências da secar a roupa dentro de casa, se realmente não tem outra opção.

O Instituto de Pesquisa de Arquitetura Ambiental Mackintosh, em Glasgow, na Escócia, realizou um estudo no qual se concluiu que a secagem de roupa dentro de casa apresenta riscos significativos para a saúde. O principal problema é que quando seca as roupas dentro de casa, os níveis de humidade aumentam significativamente. Por ter níveis muito altos de humidade, as oportunidades de proliferação de fungos, mofo e ácaros aumentam. Estes microrganismos são especialmente prejudiciais para pessoas que sofrem de alergias, asma ou qualquer tipo de infeção respiratória.

Se não tiver outra opção se não secar a roupa dentro de casa, recomendamos que siga estas dicas para minimizar os danos:

1. Evite colocar roupas em cima dos radiadores, isto aumenta o nível de humidade.

2. Separe bem as roupas no estendal. Quanto mais espaço deixar entre as roupas, mais ar pode passar entre as peças, provocando, assim, menos humidade.

3. Abra as janelas sempre que puder para manter a sua casa bem ventilada, especialmente depois de tomar banho, cozinhar e usar a máquina de lavar louça.

4. Não guarde roupa nos armários se ainda estiver molhada ou húmida.

5. Use um desumidificador. Não só irá remover a humidade, mas também irá acelerar o tempo de secagem das suas roupas.