É cada vez mais fácil usar as novas tecnologias para melhorar as nossas vidas. Os smartphones permitem o acesso instantâneo a aplicações, enquanto certos dispositivos permitem monitorizar vários parâmetros da nossa saúde, e ajudam a manter a forma (e a motivação) nos níveis desejados.

Com a evolução dos smarthphones, smartwatches e outros wearables, tem menos desculpas. Existem inúmeras fontes de informação e ajuda na palma da sua mão.  No entanto, isso não garante uma melhoria no estilo de vida ou a redução dos riscos de saúde. A motivação e a energia são os principais motores para atingir esses objetivos. Mas estas ajudas podem motivá-lo, reduzindo a inatividade e certos maus hábitos. 

Há muitas aplicações e dispositivos para diferentes propósitos. É importante escolher o mais adequado para o que quer atingir e tendo em conta a sua personalidade. Além disso, pode e deve procurar o conselho de seu médico ou treinador. Independentemente da sua aptidão e preferências, há sempre uma opção para si.

Como a variedade de opções é enorme, listamos algumas apps e dispositivos interessantes quando se trata de saúde: 

Fitness – Os novos telefones incluem sensores de movimento para a medição da distância percorrida, número de etapas e exercícios. Com uma simples aplicação, podemos saber quantas calorias são consumidas, calcular o tempo dos percursos e muito mais.

Monitor de frequência cardíaca – Disponível em vários formatos e preços, permite controlar a frequência cardíaca para otimizar o desempenho e saber se o nível atual é saudável.

Saúde mental – Técnicas de respiração, gestão de stress, indução e gestão do sono, jogos e exercícios de concentração e memória … um leque de opções para tornar a vida mais fácil e para ajudar a lidar com os problemas da vida quotidiana. 

Controlo de peso – Várias aplicações permitem controlar a ingestão de alimentos e fazer a contagem de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, etc. em cada refeição, o que ajuda a manter sob controlo os objetivos de emagrecimento.

Deixar de fumar – Para aqueles que querem parar de fumar, existem aplicações que ajudam com mensagens motivacionais, fóruns de usuários com o mesmo objetivo, e que recompensam quando se cumprem certos objetivos. Como complemento às terapias usuais, pode ser um grande impulso. 

Consultar e pedir conselhos aos especialistas ainda é a melhor solução, porque a tecnologia não substitui um profissional de saúde. E, claro está, a vontade continua a ser o mais importante! 

Informação adicional:

The New York Times. “Five Ways Your Smartphone Can Help Your Health”, 2015

Publicado: 10-08-2018