Embora existam fatores que determinam a velocidade do envelhecimento, tais como a genética ou o estilo de vida das etapas anteriores, estabelecer hábitos saudáveis a partir dos 65 anos vai favorecer o chamado envelhecimento ativo.

Durante todo o ciclo de vida, existe uma mudança biológica constante, que é mais evidente na idade adulta. Envelhecer com saúde é possível, seguindo um conjunto de orientações para manter um estilo ativo e assim continuar a melhorar a qualidade de vida.


• Ter uma dieta saudável. Isto implica uma dieta equilibrada, variada e moderada, para fortalecer o corpo. Devem incluir-se alimentos de todos os grupos, favorecendo aqueles que fornecem os nutrientes necessários, tais como hidratos de carbonos ou lípidos, embora estes últimos não devam representar mais de 1/3da dieta; e o consumo de sal, açúcar, gorduras saturadas e álcool deve ser moderado.

Manter-se hidratado também é fundamental e para isso devemos beber pelo menos seis copos de água por dia.


• Exercício. Um dos benefícios do exercício é aumentar a expetativa de vida. Recomenda-se a prática de exercício pelo menos duas horas por semana. Uma caminhada, ciclismo ou natação são atividades que fortalecem a massa muscular e ajudam a manter a saúde funcional do corpo e a prevenir doenças cardiovasculares.


• Procurar ser positivo. O fator psicológico é fundamental para a aceitação do seu papel nesta situação. Enfrentar experiências dolorosas, como por exemplo a perda de um ente querido, com resiliência, e procurar a felicidade em novas situações e encontrar oportunidades na mudança, melhora a qualidade de vida. Evitando, assim, emoções que podem levar a estados depressivos.


• Socializar. A forma de envelhecimento é fortemente influenciada pelo ambiente e pelo comportamento da pessoa. A família e o círculo de amigos são um grande apoio social nesta idade adulta e ajudam a continuar a manter a ter uma vida ativa. Reuniões de família ou uma festa com amigos fortalecem uma socialização positiva.


• Manter a mente ativa. A reforma fornece uma oportunidade para iniciar atividades que não podia realizar por questões de tempo. Pode, por exemplo,  aproveitar para aprender coisas que ficaram para trás. É um bom momento para estudar!

Os adultos encontram-se numa situação diferente no processo de aprendizagem em relação aos jovens. Ainda assim, têm a capacidade de assimilar novos conceitos. Estas atividades promovem as funções cognitivas do cérebro, retardando o envelhecimento da mesma.

 

Em suma, a saúde é central no processo de viver o envelhecimento. Siga estes conselhos para ter um envelhecimento ativo e positivo!

 

Informação Adicional:

Organização Mundial da Saúde, Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde, 2015 http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf

U.S. Department of Health and Human Service, Physical Activity Guidelines for Americans, 2008 https://health.gov/paguidelines/pdf/paguide.pdf

Salud Madrid, Fundación Española de la Nutrición (FEN), Guía de Orientación nutricional

Publicado: 10-08-2018