De acordo com Amy Cuddy, professora da Universidade de Harvard, quando conhecemos alguém, pela primeira vez, a primeira coisa que avaliamos é se podemos confiar nessa pessoa e se podemos respeitá-la. No seu livro “O Poder da Presença”, a professora diz que o fator mais importante que as pessoas percebem quando conhecem alguém novo é o nível de confiança que inspiram, porque "de uma perspetiva evolucionária o que é mais crucial para a nossa sobrevivência é saber se uma pessoa merece a nossa confiança"1. No entanto, muitos acreditam erroneamente que transmitir competência e ser respeitado é mais importante.

Ainda que demonstrar competência seja importante, especialmente num ambiente de trabalho, concentrarmo-nos em ganhar o respeito das pessoas, e não tanto em ganhar a sua confiança, pode chegar a ser contraproducente. Este é um problema comum entre os jovens profissionais quando tentam causar uma boa impressão no início das suas carreiras.

Quando conhece alguém pela primeira vez, deixa uma boa impressão? Neste artigo, ajudamo-lo a perceber o que é que os outros pensam de si. Descubra aquilo em que as pessoas reparam para decidir se o podem respeitar e confiar quando o conhecem, apenas com a primeira impressão:

  • Olhar: Se olhar para uma pessoa nos olhos quando fala com ela, transmite inteligência. Se usar óculos grossos e for expressivo, também terão essa percepção de você.

  • Cabelo: As pessoas de cabelo curto aparentam ser mais poderosas e dominantes em comparação com pessoas de cabelo comprido.
     
  • Roupa: Se usa roupas de marca, as pessoas vão vê-lo como uma pessoa de classe social alta. O corte da roupa também é muito importante, principalmente nos homens. Os homens que usam fatos à medida são avaliados como pessoas mais bem-sucedidas em comparação com os homens que usam fatos muito grandes ou pequenos.

  • Andar: As pessoas que andam de forma mais relaxada com passos mais soltos são consideradas mais aventureiras e extrovertidas. Em comparação, as pessoas que andam com passos mais curtos são vistas como neuróticas.

  • Cara: As pessoas com cara de bebé, são vistas como mais confiáveis.

  • Cheiro:  O seu cheiro pode definir se alguém o vê como um possível amigo. As pessoas determinam se o cheiro dos outros lhes parece familiar, caso isso aconteça, é mais provável que o vejam como um possível amigo.

 

1 https://www.meaningfulhq.com/presence.html

 

Publicado: 17-10-2018