Costuma acabar o seu dia de trabalho e sentir que não conseguiu fazer tudo o que queria? Começa com um plano, uma lista, uma meta… mas no final do dia, muitas vezes, parece que não conseguiu fazer nem metade do que queria. Ser produtivo no trabalho pode ser difícil. Gerir o seu tempo de forma a favorecer a sua produtividade é fundamental, mas por vezes pode ser complicado saber por onde começar.

Hoje contamos-lhe como ser mais produtivo no trabalho e gerir o seu tempo de forma mais eficiente.

  1. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo: Pode ser tentador fazer várias tarefas numa só vez, especialmente se parecerem pequenas ou fáceis. Mas isso simplesmente não funciona porque nunca estamos realmente concentrados em nada e estamos menos atentos aos detalhes. Se fizer uma coisa de cada vez vai conseguir terminá-la mais rápido e melhor.
  2. Estabeleça objetivos: Quando começamos um novo projeto a longo prazo pode ser stressante pensar em como vamos fazer tanta coisa. O truque para ser produtivo é estabelecer várias metas para chegar ao fim. Em vez de escrever na sua lista de tarefas "terminar o projeto", aponte os passos necessários e veja-os como objetivos a cumprir. Se fizer cada coisa passo a passo, os projetos maiores parecerão menos assustadores.
  3. Faça intervalos: Se pensa que trabalhar mais horas significa que faz mais, está muito enganado. Vários estudos demonstram que fazer pausas regulares ajuda a concentração e melhora o seu humor. Faça uma caminhada de cinco minutos pelo escritório, ou passe 15 minutos para ir buscar um café depois do almoço. Vai ver que consegue ser muito mais produtivo depois de um pequeno intervalo, do que se estiver horas a fio sem sair da sua secretária.
  4. Determine quanto tempo quer gastar em cada tarefa: Pode pensar que consegue avaliar bem quanto tempo gasta em cada tarefa. No entanto, os estudos indicam que que apenas 17% das pessoas são capazes de estimar com precisão quanto tempo leva cada actividade1. Existem várias ferramentas que pode utilizar para ajudá-lo a monitorizar. Se o aprender a fazer, será muito mais eficiente e terá mais controlo sobre o seu tempo.

Fontes:

1 https://www.forbes.com/sites/ashleystahl/2018/06/28/5-ways-to-increase-your-productivity-at-work/#204c0b1e2138

 

Publicado: 29-10-2018