Um bom cuidado dental deve começar cedo. Quanto mais cedo for, maior a probabilidade de prevenir problemas dentais no futuro.

A primeira consulta de uma criança pode servir como um primeiro contacto e como forma de adquirir confiança com o dentista, o consultório e o equipamento. Um dentista habituado a tratar crianças sabe usar a pedagogia para conversar e ensinar, de forma ligeira.

Muitos dentistas recomendam que a primeira visita seja feita no primeiro aniversário, enquanto outros defendem que esta deverá ocorrer quando aparece o primeiro dente. As cáries nos dentes de leite são um problema comum, mas não é do conhecimento geral que a amamentação e o biberão podem ser a causa principal.

Pergunte ao seu dentista se trata crianças. Em caso contrário, peça-lhe recomendações e peça opiniões sobre qual a melhor forma de atuar para a saúde dental dos seus filhos.

De forma geral, essas mesmas considerações devem aplicar-se também ao seu dentista. Indicamos-lhe alguns pontos que deve ter em conta:

Os dentistas pediatras são especializados no tratamento de crianças, mas muitos dentistas gerais também podem fazê-lo.

A sala de espera está equipada para receber crianças, com brinquedos, livros, mobiliário de criança?

Vai poder informar-se do desenvolvimento dentário dos seus filhos, das causas, prevenção e cuidados a ter em casa?

A criança vai ser ensinada, de forma pedagógica e adequada, sobre os cuidados a ter?  

Tente saber mais sobre a filosofia do dentista – aposta mais na prevenção ou no tratamento? Recorre a tratamentos alternativos ou é mais conservador? Tente perceber também como é a personalidade, porque é uma pessoa que vai interagir com os seus filhos.

Mesmo que esteja ansioso pela consulta, tente não o parecer. Tente também marcar a consulta para a manhã, já que as crianças são normalmente mais cooperantes neste período.

Assim que encontrar um dentista que satisfaça os seus requerimentos, é importante manter consultas regulares, mesmo que não surjam problemas aparentes.

Para a maioria das crianças, existem formas simples de prevenir a decomposição dos dentes – escovar os dentes com pasta rica em flúor, limitar os doces e bebidas com açúcar e consultar regularmente o dentista.


Desta forma, está a proteger o sorriso dos seus filhos, agora e no futuro. E está também a criar hábitos saudáveis em toda a familia.

 

Informação Adicional:

The American Dental Association e The Academy of Pediatric Dentistry. 

 

Publicado: 10-08-2018