Porque é que os nossos músculos se desgastam? Porque é que o nosso cérebro vai sendo cada vez menos eficiente? As causas do envelhecimento estão associadas a fatores químicos e biológicos.

Os especialistas dizem-nos que o ADN em cada uma das nossas células contém Informação sobre o nosso corpo. Quando o ser humano é jovem, existe um maior controlo orgânico dos genes, mas com o passar do tempo, esse controlo perde-se, porque o epigenoma (a nossa informação genética) começa a falhar e a “desativar” os genes. Muitos desses genes atuam na prevenção de doenças.

Por outro lado, com a idade, a divisão celular vai sendo cada vez mais lenta, o que resulta na perda de firmeza dos tecidos, originando, por exemplo, as tão conhecidas e temidas rugas.

Nascer, crescer, envelhecer e morrer. O processo da vida é uma evolução. É a lei da vida. Mas há pessoas que resistem melhor à passagem do tempo. Está provado que o estilo de vida, o stress e a alimentação são alguns dos fatores mais importantes para a condição física. Em teoria, deveríamos envelhecer um ano biológico por cada ano cronológico, mas há pessoas que podem envelhecer até três anos biológicos por cada aniversário.

Em resumo, o nosso estado físico está ligado ao nosso ciclo de vida. Não podemos alterar os nossos genes, mas podemos manter um estilo de vida saudável, cuidar no nosso corpo e mente, e assim retardar o envelhecimento.

 

Fontes:

http://www.losporque.com/salud/por-que-envejecemos-las-persona.html

https://www.muyinteresante.es/salud/articulo/revelan-por-que-unas-personas-envejecen-antes-que-otras-281436359667

 

Publicado: 10-08-2018