Muitos de nós achamos que a gordura é a principal culpada pelo excesso de peso e achamos que devemos evitá-la a todo custo. Não vamos aqui defender o consumo de gordura, mas vamos dizer-lhe porque eliminá-la da sua alimentação pode ser prejudicial para o seu corpo.

A gordura é uma fonte de vitaminas lipossolúveis com A, D, E e K fornece nutrientes e energia extra ao corpo e à mente. Para além destes benefícios, a gordura forma uma proteção para as paredes internas do nosso corpo, protegendo-a dos perigos externos.

Uma vez que percebemos como é que a gordura nos ajuda, também temos que entender que a quantidade de gordura que precisamos para desfrutar destes benefícios é bastante menos do que a maior parte da população consome. A palavra chave no que toca à nossa alimentação é a moderação, não podemos ser extremistas e exagerar na gordura que comemos por um lado e, por outro, também não a podemos eliminar por completo, pensando que nos vai causar excesso de peso.

3 Problemas de limitar consumo de gorduras

Estes são alguns dos problemas que podemos enfrentar em consequência de limitar em demasia o consumo de gorduras (entenda-se que nos referimos às gorduras saudáveis):

1. Problemas de intestino

Sabendo que as gorduras e fibras favorecem uma irrigação intestinal saudável para construir um intestino saudável e um bom fluxo intestinal. Também devemos ter em conta que algumas gorduras fornecem uma dieta para as nossas bactérias intestinais que permitem que o interior do nosso intestino seja equilibrado.

2. Perda de energia e mudanças de humor

Eliminar a gordura da nossa alimentação pode afetar a função dos neurónios e a energia recebida pelo nosso cérebro. Além disso, os ácidos gordos são uma parte fundamental para o controle do humor. Consumir um nível adequado de gorduras é importante para que todos os neurotransmissores estejam ativos e sejam capazes de combater quedas de ansiedade ou depressão.

3. Controlo de peso

Na perda de peso tem um papel importante em termos de saciedade, já que as gorduras saudáveis nos ajudam a controlar picos de açúcar.  Estes são alguns alimentos ricos em gorduras que deve procurar se quer controlar melhor o seu peso: abacate, frutos secos, salmão, ovos, linhaça e azeitonas.

Publicado: 18-01-2019