Saúde e bem-estar

O Natal provoca-lhe stress?

2 min
Dec 13, 2018

O Natal é suposto ser uma época de felicidade, descontração e comemoração, mas para muitos de nós a época natalícia torna-se bastante stressante.  Entre compras, culinária, limpeza, festas, viagens, multidões, o ataque da publicidade dizendo-nos tudo o que deveríamos ter, expectativas, antecipação, a pressão da nossa família e amigos, são muitos os motivos que provocam stress durante esta época de festa.

Hoje contamos-lhe como preparar-se para um Natal sem stress, para que possa aproveitar esta época ao máximo.

1. Não gaste mais do que pode

Defina um orçamento para o Natal para evitar gastar mais do que devia.  Existem várias formas de mostrar que gostamos de alguém sem gastar muito dinheiro num presente extravagante. Os presentes personalizados são sempre muito apreciados e mostram que se empenhou e tirou um bocadinho do seu tempo para fazer alguém feliz.

2. Seja guloso (mas não o mês inteiro!)

Muitas vezes deixamo-nos levar pelas tentações do Natal, afinal de contas, uma das coisas pela qual muitos de nós esperamos são os jantares de família e amigos em que não podem faltar os bolos e pratos típicos de Natal.  Aproveite para ser guloso nos dias de festa, mas no resto do mês tenha algum cuidado já que os alimentos ricos em açúcar nos provocam stress.

3. Gerir bem as suas expectativas

Para muitas pessoas o Natal desencadeia uma série de expectativas irrealistas, que podem causar desilusões e stress. Só porque podemos imaginar uma determinada situação, isto não significa que "deve" ou "deveria" tornar-se realidade. Lembre-se, pensamentos são apenas noções fugazes. Aprender a gerir melhor as suas expectativas, não é apenas uma ótima maneira de reduzir o stress e a frustração, mas também uma maneira simples de dar mais valor às coisas boas que lhe acontecem. Se as suas expectativas são realistas, não ficará desapontado com tanta frequência e as coisas que acontecem podem ser recebidas com alegria e gratidão.

4. Pratique exercício

Fazer desporto é uma ótima forma de descontrair já que o exercício é considerado vital para reduzir o stress. Vários estudos mostram que é muito eficaz na redução da fadiga, melhorando o estado de alerta e concentração e favorecendo a nossa função cognitiva geral. Isto pode ser especialmente útil numa época como o Natal em que parece que não temos tempo para nós. Reserve pelo menos meia hora por dia para fazer uma caminhada ou ir a uma aula no ginásio e disfrute dos benefícios de fazer exercício.