Saúde e bem-estar

6 maneiras de voltar ao mundo offline

2 min
Jul 16, 2018

Hoje em dia, estamos constantemente atentos às notificações de todas as aplicações que usamos, e muitas vezes, deixamos as atividades tradicionais de lado para utilizar a versão online das mesmas. Mas às vezes, apetece desligar de tudo, deixar o telemóvel, tablet ou computador de lado, e fazer todas estas atividades “à mão”. E para o caso de precisar de algumas ideias, hoje damos-lhe seis!

1. Tarde de jogos de tabuleiro.

Conviver com a família e/ou com amigos e realizar atividades didáticas é sempre uma boa opção para descontrair e deixar de lado os telemóveis. Os jogos de tabuleiro são uma ideia interessante para as tardes de fim de semana de inverno que não deixam ninguém de fora e proporcionam momentos divertidos.

2. Álbuns de fotografias.

Quando foi a última vez que imprimiu uma fotografia? Atualmente, com os álbuns digitais e os milhares de efeitos para as fotografias, o hábito de juntar fotos impressas para fazer um álbum desapareceu. No entanto, pode ser uma atividade muito relaxante que nos faz recordar bons momentos. Experimente fazer um da sua última viagem ou do natal do ano passado!

3. Passeios pela natureza.

Apesar de estar frio, fazer caminhadas por espaços naturais é sempre bom para baixar os níveis de stress e ansiedade. E se não tiver muito tempo, ou não quiser ir para muito longe, não tem porque fazê-lo, basta um passeio por um parque perto de sua casa para sentir que já começou a desligar.

4. Nesting.

“Nesting” ou, por outras palavras, ficar por casa, consiste em realizar atividades que o ajudam a relaxar e a dirigir a energia toda para algo positivo. Quer seja a fazer jardinagem, a ler ou até a pintar, as atividades que o fazem sentir que está a contribuir para algo em casa ou para si mesmo já dão a sensação de descontração e descanso.

5. Meditação.

Experimente substituir o tempo que passa a publicar uma fotografia, um vídeo ou umastory por tempo de meditação. Comece por dedicar 10 minutos por dia a esta atividade e, consoante se vá sentido melhor, tente aumentar o tempo. E não se preocupe se inicialmente tiver demasiados pensamentos a desviar-lhe a atenção, é normal isso acontecer no início.

6. Cozinha.

Experimente cozinhar uma noite para um grupo de amigos, ou convidar a família para ir jantar a casa. Faça uma das receitas que estão nesse livro que lhe ofereceram e que nunca fez, e surpreenda os seus convidados com os seus dotes culinários. Isto servirá como atividade para descontrair e, ao mesmo tempo, como uma forma divertida de reunir as pessoas de quem mais gosta.

 

Fonte: 

http://observador.pt/2017/10/28/7-ideias-para-ativar-o-modo-offline/