Saúde e bem-estar

Mens sana in corpore sano

1 min
Oct 08, 2018

Como se sentiria com 365 de férias e um ordenado para o resto da vida? Certamente parece tentador, mas talvez não seja tão idílico como parece.

Desde que começamos a trabalhar, de uma ou outra forma pensamos no momento da reforma. No entanto, não estamos conscientes das mudanças económicas, sociais, pessoais e físicas que lhe estão associadas. Como em qualquer etapa da vida, é importante estar mentalmente preparado, para poder usufruir desse novo começo.

A memória é uma das faculdades mais prejudicadas nesta nova fase, ainda que existam vários recursos para manter um cérebro ágil. Para recordar mais facilmente onde deixámos a chave de casa ou lembrar-nos de alguma coisa que tínhamos para fazer, recomenda-se tentar combinar imagens mentais com palavras que ajudem a organizar a Informação. Isto permite criar “armazéns mentais” que facilitam a recuperação de Informação guardada na nossa memória.

Também se podem realizar exercícios estimulantes que permitem uma melhor adaptação às novas circunstâncias. Por exemplo, começar a usar a mão menos utilizada ajuda a manter o cérebro mais ativo.

Para além disto, a recomendação geral dos especialistas passa por ocupar o tempo livre com diversas atividades, como:

1. Fazer voluntariado

Dedicar parte do tempo livre a colaborar com associações locais ou até mesmo fora do país é uma boa forma de continuar a sentir-se útil.

2. Estudar

Voltar ou ir pela primeira vez para a universidade. Se lhe parecer uma meta demasiado ambiciosa, pode optar por cursos online ou ser autodidata e estudar a partir de livros ou programas de computador.

3. Viajar

Há algo mais enriquecedor do que aprender enquanto passamos bons momentos? Viajar e conhecer lugares diferentes ajuda a fomentar a curiosidade e a manter-nos ativos.

4. Passatempos

Com todo o tempo do mundo pela frente, não existe oportunidade melhor para desfrutar dos nossos passatempos. Se não tem passatempos, este é o momento de encontrar um.

 

Fontes:

http://ecodiario.eleconomista.es/sociedad-eAm-mexico/noticias/6057773/09/14/Nueve-ideas-para-no-aburrirse-tras-la-jubilacion-.html

http://blogs.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/divan-digital/2013-04-15/11-estrategias-para-prevenir-el-deterioro-cerebral-sobre-todo-si-tienes-mas-de-40_204438/