Os sintomas de uma constipação ou de uma gripe são bastante desagradáveis, mas, inevitavelmente, nesta época do ano muitos de nós passamos por isso. No entanto, existem medidas que podemos tomar para preveni-los!

Hoje contamos-lhe porque é que é tão importante ter uma boa alimentação que nos proteja e nos ajude a fortalecer o nosso sistema imunitário.

Mas, que alimentos são esses que nos podem ajudar a prevenir as doenças mais comuns no inverno?

Antes de mais nada, devemos ter em conta as substâncias que nos ajudam a fortalecer o nosso sistema e evitar doenças,  que são as vitaminas (principalmente A, C e E), ácidos gordos, zinco e selênio.

Sabendo isto, procure encontrar alimentos ricos nestas vitaminas e nutrientes como estes:

  • Vitamina A: fígado, ovo, cenoura, melão, laranja, abóbora e espinafres.
  • Vitamina C: tomates, cerejas, kiwi, uvas e cenouras.
  • Vitamina E: avelãs, sementes de girassol, azeite, espinafres, tomate e manga.
  • Ácidos gordos: peixes azuis como o atum ou a cavala e o salmão.
  • Zinco: espargos, lentilhas e aipo.
  • Selênio: marisco, frango, carne de vaca, ovos e peixe.

Agora que sabe onde encontrar os nutrientes chave para prevenir as temidas gripes e constipações, também deve ter em conta que existem outros alimentos que devem ser evitados.

Tente evitar açúcares, produtos lácteos, tabaco e álcool para evitar a congestão nasal e limpar o processo respiratório. Evite também produtos que contenham cafeína porque podem diminuir as suas defesas e deixá-lo desprotegido.

Na MetLife queremos ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida com estas sugestões que não constituem conselhos técnicos ou clínicos. No caso de sentir algum sintoma de mal-estar ou desconforto, consulte um especialista que lhe possa recomendar o tratamento adequado.

 

Publicado: 27-11-2018