Já pode ter ouvido falar várias vezes da meditação, talvez até já a tenha experimentado, mas será que conhece os benefícios de meditar apenas uns minutos por dia? Descubra como dedicar apenas uns minutos ao seu bem-estar, pode mudar a sua vida de uma forma muito positiva.

O principal benefício da meditação é o efeito positivo que tem na saúde. Sabemos que o stress nos afeta de várias maneiras, quando estamos stressados, na grande maioria dos casos, essa ansiedade acumulasse nos músculos do corpo levando a tensões, problemas musculares e, até mesmo, dores nos ossos.

A razão mais comum pela qual muitas pessoas decidem começar a meditar é para combater o stress. O stress afeta o nosso desenvolvimento e impede-nos de aproveitar a vida a 100% porque estamos constantemente preocupados. Longos períodos de stress podem ainda levar a consequências mais graves como úlceras e depressões. A meditação ajuda a reduzir o stress, permitindo que relaxe. Esta prática envolve um controlo da sua respiração e a tensão muscular que nos ajuda a desprender de todas as preocupações do dia a dia.

Como se isto não bastasse, meditar melhora a sua criatividade, mas sabe por quê? Porque quando meditamos, conseguimos que o corpo e a mente relaxem e se acalmem, de modo que deixamos um caminho claro para a mente, para sermos mais criativos e não sermos afetados pela tensão ou pelo stress acumulado.

Outro dos benefícios que muita gente procura na meditação é o melhorar a concentração. Durante o dia de trabalho podem chegar-nos mais tarefas do que aquilo que podemos dar conta, por isso é importante ter uma mente clara para que nos possamos concentrar no que é realmente importante.

A meditação é uma ótima ferramenta para nos ajudar a socializar. Ajuda-nos a aumentar a conexão com o nosso ambiente social e inteligência emocional, basicamente porque ambos dependem da nossa atitude. Se a nossa atitude é positiva e temos pensamentos otimistas, isso irá melhorar as nossas relações sociais e a nossa inteligência emocional.

Publicado: 20-12-2018