Saúde e bem-estar

Porque é tão importante a vacinação?

1 min
Aug 10, 2018

Há mais de 100 anos que os cientistas investigam e produzem vacinas que nos ajudam a prevenir doenças, em várias fases da vida. Hoje em dia, as primeiras são administradas pouco depois do nascimento, mas durante toda a vida a vacinação é importante para manter uma boa saúde.

Quais são os beneficios da vacinação?

Ajuda a combater e erradicar doenças. A aplicação das vacinas reduz as probabilidades de contágio por certas doenças, e ao longo dos anos ajudou a fazer com que algumas, como a varíola, fossem eliminadas.

Pode prevenir alguns tipos de cancro. As vacinas não servem simplesmente para agir sobre as doenças, algumas também evitam complicações associadas. Para além disso, algumas vacinas diminuem a aparição de certos tipos de cancro. Como exemplo, a vacina da Hepatite B ajuda a prevenir o cancro do fígado.

Começam na infância, mas é importante mantê-las em dia ao longo da vida. As crianças recebem o maior número de vacinas, devido ao calendário de vacinas infantil e adolescente. No entanto, mesmo na fase adulta é importante estar protegido em situações especiais, nomeadamente se sofremos alguma doença crónica, ou se temos alguma profissão de risco.

Proteção para si e para os outros. Quando a maior parte da comunidade está vacinada contra uma doença contagiosa, reduz-se a possibilidade de epidemia ou de um surto. Isto acontece porque o micro-organismo que provoca a doença circula cada vez menos. Este fenómeno é conhecido como imunidade de grupo.

As vacinas são seguras. As vacinas passam rigorosos controlos de segurança antes de aprovação. Como qualquer medicamente, podem ter efeitos secundários, mas os riscos são mínimos.

 

Fontes:

https://www.msssi.gob.es/campannas/campanas16/vacunacionBeneficios.htm

https://www.dgs.pt/