Será que podemos treinar a felicidade? Segundo o professor de Harvard e guru da felicidade, Tal Ben Shalar, a resposta é sim.

O professor israelita, especializado em psicologia positiva, diz-nos que existem 6 elementos chaves para ser feliz: celebrar sempre as derrotas, agradecer pelas coisas boas que nos acontecem, fazer desporto, não ser demasiado ambicioso, refletir e ser capaz de dar a volta aos problemas e encará-los de forma positiva.  

A forma como encaramos o mundo exterior e as situações que nos afetam diretamente, tem influência em tudo o que fazemos. Apesar de não haver uma receita mágica para ser feliz, existem exercícios que podemos praticar para fomentar pensamentos positivos.

Os nossos pensamentos estão intimamente conectados com a nossa personalidade, as experiências que vivemos e a nossa educação. De acordo com os especialistas em saúde mental, existem 3 exercícios chave para aprender a comunicar melhor consigo mesmo e estimular pensamentos positivos.

Use a técnica do Priming

Faça uma lista com as coisas positivas que definem a sua vida, como por exemplo “tenho saúde”, ou “tenho bons amigos”. Se tiver dificuldade em fazer esta lista, peça ajuda aos seus familiares e amigos. Quando terminar, leia a lista regularmente para substituir os pensamentos negativos que possam surgir com a gratidão que sente pelas coisas boas que tem.

Não dê tantas voltas aos seus pensamentos

Quando temos muito em que pensar, muitas vezes, deixamo-nos vencer pelo cansaço e sentimo-nos mais em baixo e sem vontade de fazer nada. Nestes momentos, existem uma série de exercícios muito simples que o podem ajudar. Quando se sentir sobrecarregado e stressado pelos seus pensamentos, realize uma atividade que requeira a sua atenção mental total, como um jogo de palavras cruzadas, sudoku ou qualquer tipo de jogos de lógica.

Goste mais de si

Ter uma boa autoestima é essencial para estimular pensamentos positivos. Para conseguir melhorá-la, pratique o exercício da árvore, que consiste em visualizar as suas qualidades e os seus êxitos. Preparado? Agarre num papel e numa caneta e desenhe duas colunas, na primeira, enumere em ordem cronológica, os sucessos que teve ao longo da sua vida. Na segunda coluna escreva as suas virtudes (sou compreensivo, sou paciente, sou amigável, etc…). Quanto acabar, desenhe uma árvore com diversas frutas, em cada fruta escreva um sucesso e nas raízes escreva uma virtude. Ao expor os seus pontos fortes desta maneira tão visual e simples ao mesmo tempo, poderá valorizar-se a si mesmo e lembrar-se de tudo o que fez para tornar-se na pessoa que é.

 

Fonte: http://www.objetivobienestar.com/ejercicios-para-estimular-los-pensamientos-positivos_10521_102.html

Publicado: 13-07-2018