Saúde e bem-estar

Desejos da meia-noite?

1 min
Jul 16, 2018

Descubra porque é que os temos e como afetam a nossa saúde

A meio da noite, enquanto está a dormir, a barriga começa a ranger e o frigorífico começa a chamar por si? Então fique atento, porque neste post contamos-lhe porque é que a fome aparece a meio da noite e que efeitos é que estes desejos noturnos têm na nossa saúde.

Uma questão de ciência.

De acordo com um estudo publicado na revista Obesity em 2013, independentemente da quantidade de comida que comemos ao jantar, ter fome quando já estamos na cama é algo muito normal. E, a maior parte das vezes, satisfazemos a nossa gula com açúcares, carboidratos ou comida de plástico.

A especialista em nutrição Suzanne Jezek-Arriaga revela que o stress tem um papel fundamental neste comportamento, uma vez que tem o poder de influenciar a hormona cortisol, causando perturbações nos níveis de açúcar do corpo.

É tão mau como nos contam?

Basicamente, sim. Comer fora de horas provoca consequências que vão mais além de ganhar peso. “De acordo com um estudo dinamarquês, os desejos noturnos podem causar muitos problemas de saúde, como o refluxo gástrico e, no pior dos casos, cancro do esófago”.

O truque está nos horários.

Não existe uma hora perfeita para jantar, mas o que sim deve ter em conta é a hora a que se costuma deitar. É recomendável acabar de jantar como mínimo duas horas antes de dormir para fazer uma digestão correta, pelo que é essencial combinar os seus horários para que não passe nem muito nem pouco tempo entre a última refeição e a hora de dormir.

Ainda tem fome?

Se não consegue acabar com a vontade de comer a meio da noite, tente fazê-lo da forma mais saudável. Não coma alimentos que contenham mais de 150-200 calorias, tente que os mesmos sejam ricos em melatonina (a hormona do sono) e, sobretudo, evite a cafeína, o álcool e os açúcares.

 

Fonte: 

https://www.huffingtonpost.com/entry/the-truth-aboutmidnightsnacking_us_5952a4ade4b02734df2df406?utm_hp_ref=sleep-wellness