Se um dos seus propósitos deste ano é ir mais ao ginásio, mesmo que tenha começado muito motivado, pode ser que agora esteja a custar-lhe um pouco. Muitos de nós começamos o ano cheios de vontade de nos comprometermos a cuidar melhor da nossa saúde, comendo melhor e indo ao ginásio com mais frequência, para levar um estilo de vida saudável. No entanto, normalmente depois de algumas semanas, perdemos a motivação inicial.

Quais são as principais razões pelas quais perdemos a motivação para manter uma rotina de desporto?

As principais razões pelas quais a maioria das pessoas desistem do seu objetivo de ir ao ginásio são:

1. Objetivos irrealistas

Quando começa um novo plano de exercícios, deve definir metas realistas e alcançáveis. Se puser na sua cabeça que quer perder 10 quilos em um mês, ou que quer ir ao ginásio seis vezes por semana, o mais provável é que acabe por desistir dos seus objetivos porque são irrealistas e, quando percebe que não os vai alcançar, fica desanimado.

2. Está a obrigar-se a fazer um exercício que não gosta

Existem várias maneiras de fazer exercício. Se não gosta de um exercício, procure uma alternativa. Não se obrigue a ir para a passadeira se não gosta de correr, nem a fazer uma aula em que não se diverte. Procure uma alternativa que goste e comprometa-se a ir todas as semanas.

3. É impaciente

Mudar o seu estilo de vida leva tempo e não acontece de um dia para o outro. Não espere ver uma mudança drástica no seu corpo no primeiro mês. Foque-se nas pequenas conquistas que vai alcançando e mentalize-se que há um longo caminho a percorrer para alcançar os seus objetivos.

 

O que precisa para manter uma rotina de desporto é... ser consistente

Se se identifica com o que acabou de ler, saberá que precisa de mudar a forma como aborda a sua saúde. A coisa mais importante que deve saber para levar adiante uma rotina de desporto é ser consistente. Praticar exercício tem que ser um hábito durante todo o ano e não algo que faz quando sente que está fora de forma.

Aqui estão alguns truques que o ajudarão a fazer parte do grupo de pessoas que vão ao ginásio durante todo o ano e não, apenas, em janeiro e antes do verão:

1. Atualize a sua playlist

De acordo com um estudo realizado no La Crosse Health and Exercise Program, na Universidade de Wisconsin, ouvir música alegre durante o exercício pode reduzir a perceção do esforço e aumentar a resistência em 15%. Manter as playlists atualizadas é uma ótima forma para manter a motivação no treino.

2. Aponte os seus treinos na sua agenda

Se põe todos os seus compromissos mais importantes na agenda, então, por que não agendar os seus treinos? Ao definir um horário específico para o exercício e ter um lembrete para notificá-lo no seu telemóvel ou computador, começará a encarar o exercício como uma prioridade.

3. Concentre-se em adotar o hábito de fazer exercício regularmente

Como dissemos antes, no que toca a fazer exercício a longo prazo, o mais importante é focar-se em estabelecer uma nova rotina e não tanto nos resultados. Quando se tornar no tipo de pessoa que não perde um treino e pratica desporto de forma constante, então, pode preocupar-se mais em progredir e melhorar.

4. Faça-o com um amigo

Fazer exercício com um amigo torna-o mais divertido e ajuda-o a fortalecer o seu compromisso de sair de casa para praticar desporto, porque sabe que alguém está à sua espera.

 

Publicado: 29-01-2019