Saúde e bem-estar

Conselhos para manter a sua pele bem cuidada

2 min
Aug 10, 2018

A pele é o maior e mais versátil órgão do nosso corpo. É o único que está diretamente e constantemente exposto a agressões exteriores, protegendo-nos do calor, do frio e das bactérias. A pele contribui para a produção de vitamina D, que é vital para a saúde dos nossos ossos e articulações. Além disso, também controla a temperatura corporal e mostra emoções.

São muitos os que caem no erro de não cuidar da pele como deviam, pois pensam que não precisam de o fazer, ou porque mentalmente só associam o mau cuidado da pele à exposição solar. Mas, na verdade, a nossa pele regenera-se constantemente, com células velhas que vão morrendo à medida que as novas se vão formando, e este processo pode ser afetado por muitos aspetos da nossa rotina diária, como a nossa dieta, a quantidade de água que bebemos ou a cidade em que vivemos.

Por isso, utilizar protetor solar no verão não é suficiente. Para ter uma pele saudável, devemos incluir uma série de hábitos na nossa rotina diária.

1.Cuidado com as agressões externas. Tal como referimos no início, a pele é o órgão do nosso corpo mais exposto ao mundo exterior. A contaminação, o tabaco e o stress têm efeitos negativos na nossa pele. Por isso, é importante protegê-la todas as manhãs e limpá-la todas as noites para eliminar bactérias e resíduos adquiridos ao longo do dia.

Recordemos que a limpeza deve ser suave. Não é saudável esfoliar-se todos os dias nem utilizar produtos rugosos, pois irão apenas danificar a nossa pele.

2.Utilizar água termal. Esta contém tantos minerais que é capaz de acalmar e reforçar todos os tipos de peles. Suaviza, hidrata, limpa e revitaliza-a, é mesmo um ótimo produto que devíamos utilizar de forma mais frequente.

3.Usar sempre protetor solar. As pessoas são cada vez mais conscientes dos efeitos prejudiciais do sol, mas esta associação só a fazemos no verão. E no resto das estações? Devíamos proteger-nos da mesma forma? É verdade que o sol é mais prejudicial no verão, mas nunca desaparece. Basta caminhar vários quarteirões para que o sol queime a pele e deixe manchas. Por isso, devemos protegê-la sempre e usar protetor solar com, pelo menos, fator 30, sempre que sairmos à rua.

4.Dieta saudável. A beleza da nossa pele também entra pela boca. Se queremos ter uma pele saudável, luminosa e hidratada, é necessário beber muita água e ter uma dieta variada, para ajudar a nossa pele a ter vitaminas e nutrientes indispensáveis para manter a elasticidade e firmeza.

5.Hidratar a pele. Além de manter a nossa pele hidratada bebendo água, devemos utilizar um creme hidratante todas as manhãs e noites. Ao hidratar o nosso rosto, prevenimos o surgimento de rugas.

 

Fonte:

https://muyfitness.com/por-que-es-importante-el-cuidado-de-la-piel_13128612/