Saúde e bem-estar

Os benefícios do yoga para grávidas

2 min
Apr 10, 2019

Provavelmente já sabe que o yoga é uma das melhores coisas que pode fazer para aliviar o stress. Vários estudos demonstram que a prática do yoga ajuda a reduzir os níveis de stress, combater a depressão e reduzir inflamações, entre outros benefícios para a saúde. Por isso, é fácil entender porque se recomenda tanto a mulheres grávidas.

A prática do yoga pré-natal contribui para uma gravidez mais saudável e descansada.

Usando alguns exercícios mais básicos que podem ser praticados durante o primeiro, segundo e terceiro trimestres, as aulas de yoga pré-natal geralmente concentram-se nas posturas que fortalecem e aumentam a flexibilidade dos músculos usados durante o parto, aumentando a sua resistência.

Estes são os principais benefícios da prática de yoga durante a gravidez:

1. Fortalece a saúde mental.

O yoga é muito importante para a saúde mental, uma vez que a ajudará em vários aspetos a reduzir o risco de depressão pré-natal, melhorar a qualidade do sono e reduzir dores de cabeça e náuseas.

2. Prepara fisicamente para o parto.

Através da prática do yoga aprenderá a controlar melhor a sua respiração e a aumentar a sua força e resistência para que esteja melhor preparada a nível físico para o parto.

3. Ajuda a criar uma ligação com o bebé

Mesmo que for só a uma aula de yoga pré-natal por semana, esta é uma ótima forma de cuidar de si mesma e do seu bebé. A prática do yoga ajuda-a a estabelecer uma conexão com a vida que cresce dentro de si. Aproveite este momento para entrar em sintonia com o seu corpo e relaxar. 

4. Poderá conhecer outras mulheres que estão a passar pela mesma situação.

Um dos maiores benefícios do yoga pré-natal é a comunidade que se cria nas aulas. Muitas mães dizem que, para elas, a turma torna-se quase num grupo de apoio à gravidez em que podem partilhar as suas experiências e ajudar-se mutuamente.