Saúde e bem-estar

A medicina alternativa

2 min
Jul 16, 2018

Apesar de ser muito utilizada ao longo dos séculos em primeiros auxílios, a medicina alternativa tem vindo a ganhar novos adeptos nos últimos anos. Os países orientais têm uma longa tradição na divulgação destas técnicas.

Um número crescente de pacientes e profissionais tem vindo a aliar terapias alternativas aos tratamentos convencionais para curar determinados problemas de saúde. A esta combinação costuma dar-se o nome de medicina complementária. Em seguida mostramos-lhe 10 terapias alternativas que podem ajudar a aliviar muitos sintomas:

1.Ioga: Esta atividade combina exercícios de respiração, meditação e alongamentos. É conhecida pelos seus grandes benefícios para a saúde, através da estimulação sanguínea, da melhoria da flexibilidade e também a nível anímico, reduzindo mesmo os níveis de stress.

2.Meditação: Esta técnica combina a respiração lenta com elementos espirituais, conseguindo-se um efeito de purificação física e mental. Além disso, pode ajudar-nos a prevenir doenças, já que ajuda a regular a pressão arterial e a reduzir a ansiedade e o

3.Acupuntura: Também conhecida como a técnica das agulhas. Trata-se de uma série de procedimentos que estimulam vários pontos concretos do nosso corpo. Está provado que é útil para reduzir dores crónicas e que também ajuda no tratamento de depressões.

4.Medicina aiurvédica: Tratamento originário da Índia. Ajuda a equilibrar o corpo, a mente e o espírito proporcionando uma sensação de bem-estar por todo o corpo.

5.Massagem terapéutica: Muita gente está já familiarizada com este tratamento tão popular. Existem diferentes tipos de massagem e as suas funções principais são trabalhar as fibras musculares para aliviar o stress e a dor.

6.Homeopatia: Está baseada na lei dos semelhantes: uma substância que provoca determinados sintomas torna-se capaz de curar esses mesmos sintomas se for tomada em pequenas quantidades. Esta técnica recorre assim a pastilhas naturais baseadas a partir de vegetais ou ervas para curar enjoos, náuseas ou até mesmo infeções.

7.Ervas medicinais: Esta prática baseia-se na combinação de ervas com propriedades medicinais, misturas que não se criam especificamente para uma doença em si mas para a condição específica de cada pessoa. Têm a sua origem na medicina tradicional chinesa e hoje em dia utilizam-se em casos de doenças hepáticas, insónias, constipações, gripes, dores menstruais, etc.

8.Hipnose: Considerada uma grande opção se for praticada por pessoas otimistas. Ajuda a tratar o stress, dores de cabeça, insónias, obesidade…

9.Manipulação da coluna vertebral: Os objetivos desta técnica são a melhoria do funcionamento das articulações e a redução da dor. Para isso, através de uma técnica quiroprática básica, alinham-se os ossos, as articulações e as fibras musculares.

10.Imaginação guiada: Esta terapia está pensada para ajudar em casos de transtornos derivados de ansiedade, hipertensão ou cancro. Os pacientes devem concentrar-se em imagens específicas, num tratamento que ajuda a conectar a mente e o corpo, e a recuperar o estilo de vida anterior à doença.

 

Fonte: 

http://guidewhat.com/belleza/10-los-tratamientos-mas-populares-medicina-alternativa.php