Vive numa cidade grande rodeado pelo caos do trânsito, multidões variadas e a pressão constante de ter sucesso num mundo laboral exigente? Então estas 6 técnicas para viver na cidade de uma forma plena podem ajudá-lo a realmente usufruir da vida citadina.

1. Mindfulness

Mindfulness, a arte budista que consiste em controlar a respiração e observar com todos os sentidos, permite que os nossos pensamentos e emoções fluam, aceitando a experiência tal como é, sem julgamentos ou críticas.

 

“Mas a atenção plena não consiste simplesmente em sentarmo-nos numa almofada, também a podemos levar connosco sempre”. Jonathan Kaplan, psicólogo

 

2. Micromeditações

Mark Thornton, autor de “Meditation in a New York Minute, é consciente da falta de tempo para meditar de hoje em dia, pelo que afirma que qualquer momento é bom para meditar, quer seja à espera do semáforo, nas subidas e descidas do elevador, ou até nos trajetos das escadas rolantes. O truque está em “conectar com a respiração (…) e com a prática é possível em menos de um minuto”.

 

3. Pausas conscientes

Nunca começou a andar muito rápido, apesar de não ter pressa, só porque as pessoas à sua volta também o faziam? De acordo com Stephan Rechtschaffen, autor de “Timeshifting”, isto é típico da vida nas grandes cidades, na qual o comportamento dos outros contagia-se, criando um “processo de arrastamento”.

Esta sensação pode ser contrariada com pausas conscientes para recuperar o controlo do tempo. O autor recomenda que de duas em duas horas se suspenda a tarefa que estamos a realizar nesse momento e alonguemos os músculos e ventilemos as ideias. Mesmo quando estamos a trabalhar, podemos fazê-lo evitando, durante uns momentos, não ver os emails, whatsapps ou redes sociais.

 

4. Explorar a cidade com os seis sentidos

Sim, leu bem, seis sentidos. Para Ppilar Sampietro, coautora de “O Jardim Escondido”, devemos acrescentar a intuição aos nossos sentidos e explorar o ambiente à nossa volta, para poder encontrar e ter sempre à mão um “oásis urbano” onde possamos respirar fundo.

 

5. Deslocar de outra forma

As horas de ponta podem ser momentos muito stressantes, quer vá de carro ou em transportes públicos. Por isso, recomendamos que caminhe para o trabalho ou que vá de bicicleta. Não só estará a ajudar o meio ambiente, como também irá descobrir um ritmo e perspetiva distintos da vida urbana.

 

6. Fazer exercício

Esta técnica é bastante comum, e sem dúvida uma das mais eficazes: ajuda-nos a tirar o stress, limpa-nos a mente, pois concentramo-nos apenas naquilo que estamos a fazer, sentimos o nosso corpo a alongar e a deixar para trás a má postura do dia. O ideal seria fazer desporto todos os dias, pelo menos durante meia hora.

 

Fonte: http://www.mentesana.es/salud-mental/9-tecnicas-para-vivir-ciudad-sin-estres_1370

Publicado: 16-07-2018