Saúde e bem-estar

10 passos para arrumar a casa num dia

3 min
Aug 10, 2018

Com o passar das semanas cheias de trabalho, os dias com poucas horas para fazer tudo o que temos na agenda e os fins de semana com planos marcados, tratar das coisas do dia a dia, como arrumar a casa, pode ser complicado. Por isso, hoje trazemos-lhe alguns conselhos para pôr tudo no sítio num dia só.

1. Pense por onde começar

Antes de começar a arrumar tudo ao mesmo tempo e em vários sítios, comece por dividir a casa mentalmente, e avance para a organização de uma zona. Quando terminar, vai ver que fica com motivação para continuar com a limpeza e avançar para a próxima!

2. Liberte a zona da entrada

Quer tenha um hall, um corredor ou simplesmente uma divisão, a zona da entrada dá sempre uma ideia de como é o resto da casa. E a verdade é que sempre há uma carteira, um casaco ou um molho de chaves fora do sítio.
Guarde os casacos no armário e tente criar o hábito de o fazer mal chegue a casa. Coloque um pequeno prato ou taça para guardar as chaves e, se quiser, coloque também as moedas soltas que tiver nos bolsos. Os casacos do dia a dia devem estar perto da entrada; casacos de outra estação ou outras peças que não usa tanto devem estar num armário dentro do quarto ou noutra divisão.

3. Organize os documentos

Coloque numa capa com micas tudo o que seja papéis importantes. Divida-os por separadores e organize-os entre faturas da casa, documentos de trabalho, documentação bancária, escola dos filhos, e assim sucessivamente. Se tiver uma grande quantidade de documentos, pode até ter uma capa para cada categoria.

4. Torne-se um chef de cozinha

Há algo que todos os bons chefes têm em comum, além dos dotes culinários: ser extremamente limpos. Comece a cozinhar sempre com uma cozinha limpa, e enquanto os tachos estão a aquecer e a água ainda não ferve, vá limpando o que sujou até esse momento. Assim, quando terminar de cozinhar, vai ter de arrumar muito menos, e não lhe vai dar tanta preguiça de o fazer.

5. O frigorífico não tem de ser um sítio crítico

Com uma pequena limpeza todas as semanas, o frigorífico não tem de ser algo que se adia para quando se tiver tempo. Basta ir deitando fora o que se estraga e retirar os produtos das embalagens grandes que ocupam espaço. Depois, organize os produtos por prateleiras, e coloque os produtos já abertos mais à frente.

6. Deite fora os cosméticos que não usa

Champôs com restos de produto infinitos, frascos de perfume terminados, batons e rimeis que não usamos há anos… Tudo isto tem de ir para o lixo. Os restos de champô e gel de banho, coloque-os todos num só recipiente ou use-os uma vez e deite-os fora de imediato.

7. O armário como um santuário

Encontre as coisas de forma rápida e saiba exatamente onde tem de voltar a colocar a roupa com o método konmari. Vai ver que depois de começar, não vai querer outra coisa!

8. Tire os monstros debaixo da cama

Caixas de sapatos antigas? Malas de viagem gigantes que usa de longe a longe? Aquela máquina de fazer abdominais portátil que nunca usou? Organize tudo, deite fora o que já não utiliza, e o que acha que pode ser útil no futuro, guarde-o em caixas para não apanhar pó e coloque-o nos arrumos, em armários superiores ou outros espaços de arrumação que não use todos os dias.

9. Trate da “cadeira da roupa”

Olhe para a cadeira do quarto que tem sempre peças de roupa em cima e comece a organizar a roupa: guarde as peças limpas, ponha para lavar a roupa suja, e não deixe nada em cima da cadeira. Tente colocar apenas a roupa que vai usar no dia seguinte, e sempre que vir que está a voltar a acumular roupa, arrume-a novamente.

10. Nunca mais perca o comando da televisão

Talvez o comando não tenha de ter um sítio específico, mas se é daquelas pessoas que está sempre a perdê-lo entre as almofadas, compre um suporte bonito, como uma caixa ou um prato de decoração, e coloque o comando aí sempre que terminar de mudar de canal. Além disso, sempre que sair do sofá, dobre a manta, dê um jeito às almofadas e leve as coisas que não pertencem à sala de volta aos seus lugares, como os copos para a cozinha, os sapatos para o quarto, e assim sucessivamente.

 

Fonte:

http://www.objetivobienestar.com/diez-pasos-para-ordenar-tu-casa-en-un-dia_11860_102.html