Poupança

Truques para poupar nas compras do mês

2 min
Jul 13, 2018

No que toca à alimentação familiar, por mais que tentemos, nem sempre é fácil poupar e, muitas vezes, acabamos por gastar mais do que pretendíamos sem dar por isso. Siga as nossas dicas para organizar-se melhor e reduzir os gastos no supermercado sem comprometer a qualidade e o valor nutritivo dos seus pratos. 

Organize-se

Reúna a sua família uma vez por semana para planear as refeições dos próximos 7 dias. Integrar os mais pequenos vai aumentar o nível de compromisso de toda a família a manter o plano. Desta maneira vai conseguir evitar os pedidos “extras” como gelados ou chocolates que, para além de pouco saudáveis, acabam sempre por pesar na carteira ao fim do mês. Quando for ao supermercado, leve uma lista e compre só o que precisa para as refeições estabelecidas.

Repare na data de validade

Muitas vezes compramos um produto sem olhar para a data de validade e, quando o queremos utilizar, já esta caducado. Tenha especial atenção aos artigos em promoção!

Diga não ao take-away e às encomendas

Há dias em que cozinhar é a ultima coisa que lhe apetece e acaba por encomendar pizzas para toda a família: é fácil, não dá trabalho e ninguém se queixa! No entanto, encomendar comida é, por norma, cinco vezes mais caro do que cozinhar em casa. O ideal nestas situações é ter bases de pizza no congelador e juntar a família para fazê-las em conjunto e ao gosto de cada um. As crianças divertem-se e é uma ótima maneira de poupar.

Organize o seu  congelador.

Comece a racionar os seus congelados para evitar gastos desnecessários. Etiquetar o recipiente é uma boa maneira para organizar-se e saber exatamente o que é que tem no congelador e há quanto tempo é que lá está.

Não se esqueça do frigorífico

Muitas vezes enchemos o nosso frigorífico e acabamos por desperdiçar comida que já nem nos lembrávamos que tínhamos guardado. Sempre que for às compras, analise bem o seu frigorífico para não comprar nada do que já tem. 

Dê mais vida aos seus alimentos

Quando cozinhamos deitamos muita comida fora sem dar por isso, achando que se tratam de partes inutilizáveis. Antes de preparar as suas verduras e legumes, pesquise nova maneiras de utilizar as partes que costuma deitar fora. É uma ótima maneira de descobrir novos sabores e ainda poupa.

 

Fonte:

http://www.clara.es/hogar/trucos-para-ahorrar-cocina_183