Poupança

Sabia que os supermercados expõem os produtos para que gaste mais

2 min
Mar 05, 2019

Já nos aconteceu a todos, vamos ao supermercado para comprar algumas coisas rapidamente e, duas horas depois, voltamos para casa cheios de sacos com coisas que não precisávamos. Não é por acaso que volta sempre do supermercado com algo que não estava na sua lista. A realidade é que as lojas usam estratégias para que compre mais e gaste mais dinheiro.

Descubra aqui os truques mais utilizados pelos supermercados para que gaste mais... e não volte a cair neles.

Conhecer estes truques pode ajudá-lo a comprar o que de verdade precisa e poupar nas compras do supermercado.

1. Incentivam as compras por impulso

Se observar bem, seja num supermercado, numa bomba de gasolina, ou em qualquer loja de conveniência, quando chega à caixa registadora, esta está sempre cheia de doces, refrigerantes, chocolates, revistas e outros produtos pequenos que nunca pensaria em comprar, mas, agora, que os tem à frente e tem pouco tempo para decidir, muitas vezes acaba por comprar por impulso. Esta é a forma mais comum que os supermercados usam para incentivar as compras por impulso. Da próxima vez que estiver nessa situação, lembre-se deste artigo e resista à tentação!

2. Expõem os produtos mais caros nas prateleiras mais acessíveis

Quando está à procura de um produto e chega ao corredor onde está exposto, o primeiro lugar que olha é a prateleira que está à altura dos seus olhos. Os supermercados fazem isto porque sabem que, mesmo que o preço seja importante, o conforto e conveniência também são importantes. É por isso que colocam os produtos mais caros nas prateleiras intermédias, para que escolha a opção mais cara. Da próxima vez que for às compras, procure sempre nas prateleiras inferiores e superiores para encontrar as ofertas mais baratas.

3. Colocam os produtos essenciais na parte de trás da loja

Em muitos supermercados, os alimentos essenciais, como o pão e o leite, são expostos na parte de trás da loja. Como pode imaginar, isso também não é uma coincidência. Os supermercados fazem-no para obrigá-lo a percorrer todos os corredores e tentá-lo com bolachas, chocolates, batatas fritas, etc... Para evitar cair na tentação de comprar coisas que não precisa, traga sempre uma lista consigo e não compre nada que não esteja na lista.

4. Tocam música relaxante

Se estiver atento à música que toca nos supermercados, vai perceber que põem sempre música suave e relaxante. Isto é feito para aumentar a sensação de paz e serenidade quando faz as suas compras. Embora este simples ato possa parecer inofensivo e até agradável, o que essa música faz é reduzir a velocidade com que anda, obrigando-o a passar mais tempo na loja, e encher o seu carrinho de compras cada vez mais.