Se está sempre preocupado com o dinheiro e tem dificuldades em gerir os seus gastos até chegar ao final do mês, é possível que tenha alguns maus hábitos financeiros. Muito provavelmente não está totalmente consciente deles, por isso, neste artigo, queremos ajudá-lo a identificar esses maus hábitos para eliminá-los.

A primeira coisa que devemos perceber é que somos criaturas de hábitos. Desenvolvemos tanto bons como maus hábitos, sendo que uns podem ser mais difíceis de quebrar do que outros.

Estes são os 5 maus hábitos que deve romper para conseguir ter estabilidade financeira:

1.Gastar mais do que tem: este é um dos piores hábitos financeiros que pode ter porque provoca um efeito bola de neve em que as dívidas nunca acabam.

2.Não poupar: segundo um inquérito sobre a literacia financeira feito pelo Banco de Portugal1, menos de um terço dos portugueses poupa com regularidade. Seja qual for o seu salário, tente sempre poupar entre 10% e 30% para qualquer emergência ou projetos a longo prazo.

3.Não fazer um orçamento:  se não tem um orçamento definido de quanto vai gastar por mês em alimentação, saúde, lazer, etc., é muito provável que acabe por gastar mais do que devia. Fazer um orçamento é a melhor forma para ter mais consciência das suas despesas.

4.Comprar coisas que não precisa: muitas vezes compramos coisas de que não precisamos porque pensamos que "é só uma vez" ou "eu mereço"; estas são as frases típicas de alguém que está acostumado a fazer compras por impulso. Se é culpado desse mau hábito, tente encontrar algo que lhe dê prazer e não envolva gastar dinheiro impulsivamente, como correr, meditar ou estar com amigos.

5.Não consultar os extratos bancários: Com os bancos on-line, verificar as suas contas é mais fácil do que nunca, se não olhar para os seus gastos habitualmente é muito fácil perder o controle das suas despesas. Se ainda não tem, recomendamos que instale a aplicação do seu banco no seu telemóvel e consulte-a cada 2 ou 3 dias para ter as suas finanças controladas.

 

Fontes:

1https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-iniciativas/poupanca/detalhe/infografia-como-poupam-os-portugueses

 

Publicado: 15-10-2018