Poupança

Conselhos financeiros para mães solteiras

2 min
Mar 18, 2019

A vida de uma mãe solteira pode ser muito stressante, tendo que criar os seus filhos sem o apoio do seu parceiro. Além da responsabilidade de manter a rotina familiar e as tarefas do dia-a-dia, em muitos casos, também estará a lidar com um divórcio e perda de um parceiro, o que pode afetar o seu bem-estar emocional. Se está nesta situação, o que precisa agora é de criar uma estrutura e estabilidade para conseguir conciliar o seu trabalho e as tarefas domésticas, e manter a sua saúde mental e o bem-estar dos seus filhos.

Neste artigo, contamos-lhe algumas dicas financeiras para mães solteiras, para ajudá-la a superar esta fase da sua vida e ter a estrutura necessária para sustentar a sua família.

1. Faça uma gestão dos seus gastos e despesas, e não se compare com outras famílias

Seja mãe solteira por causa de um divórcio, de uma gravidez não planeada, ou viuvez, vai sentir vontade de comparar o seu estilo de vida com o de outras famílias. É muito importante que não o faça. Não se sinta pressionada a dar aos seus filhos todos os bens materiais que as outras crianças possam ter, em vez disso, preocupe-se em dar-lhes apoio emocional e carinho, algo de que eles precisam muito mais do que qualquer brinquedo. Aprenda a gerir os seus gastos ao longo do ano. Priorize as suas despesas para que possa poupar para o futuro. Mesmo que seja muito pouco, desde que tenha o hábito de poupar qualquer coisa todos os meses, já estará no bom caminho.

2. Reveja os preços de todos os serviços que tem contratados

Se estiver há muito tempo com a mesma operadora de telefone, a mesma companhia de eletricidade ou, até mesmo, com a mesma companhia de seguros de vida e acidentes, provavelmente paga todos estes serviços sem pensar muito no seu preço. Se este é o seu caso, faça uma pesquisa na Internet e procure outras opções. É muito provável que encontre preços mais baratos pelos mesmos serviços ou, ainda, melhores serviços.

3. Informe-se sobre os benefícios fiscais a que tem direito

Em Portugal as famílias monoparentais poderão vir a ter direito ao comummente designado por “majoração”, o que em alguns casos e preenchidos determinados requisitos, poderá vir a representar um aumento de 20% no abono de família. Este valor poderá ainda, entre outros factores, depender de quantos filhos tem, as idades dos seus filhos e dos seus rendimentos.  Este apoio pode ser uma boa ajuda para mães solteiras, por isso, não deixe de informar-se bem sobre estas ajudas na Segurança Social.