Devido aos custos iniciais associados à compra de uma casa, a maioria dos jovens começa as suas vidas independentes por arrendar um apartamento. No entanto, quando começam a construir as suas famílias, muitos optam por comprar uma casa. Saiba aquilo que tem de ter em conta nesta que é uma das decisões financeiras mais importantes da sua vida.

 

Antes de mais nada, pergunte-se se está preparado para comprometer-se a morar no local que escolher por, pelo menos, três a cinco anos. Se a resposta for não, talvez seja melhor arrendar casa por enquanto. Em menos do que três a cinco anos, é improvável que veja valorização suficiente nos preços das casas para recuperar os custos significativos da transação, como as taxas de hipoteca e comissões de agentes.

 

Se acha que está pronto para dar o salto e comprar a sua primeira casa, faça uma análise à sua situação financeira, para determinar se pode qualificar-se para uma hipoteca e ter dinheiro suficiente para um pagamento inicial, além das outras necessidades.

 

Ao fazer esta análise, tenha em conta todos os fatores económicos que esta mudança vai implicar: os custos de transporte, hipoteca, seguro, impostos sobre a propriedade e manutenção da casa. Uma vez feita esta análise, poderá ter uma ideia mais aproximada sobre se está, ou não, preparado financeiramente para comprar uma casa.

 

Naturalmente, as finanças não são a única consideração a fazer quando nos deparamos com esta questão. Ter uma casa que é nossa, traz benefícios importantes, mas que também podem ser vistos como encargos. Comprar uma casa significa geralmente que vai fazer desta o seu lar, um sítio seguro onde vai criar memórias e, talvez, até criar uma família. No entanto, também significa que terá menos mobilidade. As casas levam tempo para vender ou arrendar, portanto, se mudar de emprego ou quiser mudar de casa subitamente, pode não ser fácil. Como proprietário, a casa é sua para pintar e remodelar como desejar – não terá nenhum senhorio a quem responder, mas, também, não terá ninguém a quem chamar quando tiver um problema. Quando chegar a altura de decidir, pergunte-se: está pronto para assumir esta responsabilidade?

                                           

 

Publicado: 11-07-2018