Vivemos no presente, mas é normal que nos preocupemos com o nosso futuro, ainda mais quando se trata do nosso capital financeiro. Com o passar dos anos crescem as responsabilidades e as preocupações, por isso hoje contamos-lhe como manter o seu capital financeiro seguro para que isto não seja uma preocupação constante.

Em primeiro lugar prepare um orçamento e tenha-o sempre à mão para que possa consultá-lo com facilidade. É importante que esteja constantemente a par das suas despesas familiares e fazer uma previsão de gastos.

O segundo passo que tem que dar, depois de ter preparado um orçamento, é segui-lo. Verifique a sua conta de crédito regularmente, por exemplo, todos os domingos à noite, assim saberá quanto é que já gastou, quanto ainda tem para gastar e poderá tomar as opções mais acertadas.

Se tiver as suas despesas controladas, verá que consegue organizar-se muito melhor. Recomendamos que também automatize alguns processos. Como? Bem, é muito simples: a partir da sua conta bancária pode estabelecer alguns processos que são realizados automaticamente, por exemplo, depositar dinheiro numa conta ou fazer uma transferência, para que, a cada mês, gastos comuns, como pagar as contas ou a renda da casa, possam ser automatizados para não esquecer. É claro que, embora pareça óbvio, devemos lembrá-lo: pague todas as dívidas que tem tanto quanto possível.

Finalmente, temos duas dicas para aproveitar o seu capital financeiro quando o tiver seguro:

A primeira: poupe para o caso de qualquer evento imprevisto em que tenha necessidade de dinheiro com urgência.

A segunda: invista, tanto quanto puder, fora do seu negócio para tentar obter algum rendimento extra.

Publicado: 29-10-2018