Já alguma vez pensou em deixar de trabalhar durante um ano? Pode parecer um grande risco a nível financeiro, mas estas cinco dicas podem ajudá-lo a dar este passo com mais confiança.

1. Visualize o que quer conseguir. Antes de decidir deixar o seu trabalho atual, defina alguns objetivos pessoais. O que é que pensa fazer com o seu tempo? Vai voltar a estudar, começar um novo negócio ou fazer uma viagem pelo mundo inteiro? O que é que quer alcançar com este ano? Se conseguir responder a todas estas questões, será mais fácil criar um plano financeiro.

2. Criar um orçamento. Decida em que é que pode gastar mais quando já não estiver a trabalhar. Veja as suas finanças atuais para ver a margem que tem. Que despesas fixas, como a renta ou a hipoteca, é que ainda precisa de pagar? Tem poupanças suficientes para pagar essas contas e os gastos desta nova aventura? Se a resposta é não, como é que vai conseguir assegurar o seu projeto? É tudo uma questão de se organizar, e para o ajudar, explore uma destas aplicações para melhorar a sua economia familiar.

3. Comece a poupar já. Deve passar a poupança para o topo da sua lista de prioridades se quer avançar com a ideia de estar sem trabalhar durante um ano. Há alguma área de onde possa cortar recursos para não gastar tanto? Esta pode requerer mudar alguns hábitos, como prescindir da mensalidade do ginásio e encontrar exercícios online, ou levar o almoço de casa para o trabalho em vez de almoçar fora todos os dias. Provavelmente terá de planear continuar a trabalhar até ter dinheiro suficiente para deixar de trabalhar durante esse ano.

4. Certificar-se que tem cobertura médica. Se já não recebe um seguro por parte da empresa, como é que pensa proteger-se a si mesmo e à sua família? Não se esqueça que terá de pensar nestas questões por si. Os seguros de saúde e de vida são fundamentais para assegurar o futuro financeiro e manter a sua família protegida. Lembre-se de incluir os pagamentos mensais do seguro no seu orçamento.

5. Pensar a longo prazo. O que é que acontece depois do ano sem trabalhar? Se pensa em começar a trabalhar num novo campo, terá de trabalhar refazer o seu currículo? Se pensa em voltar a estudar, o curso que vai escolher conta com opções de estágio ou ofertas de postos a tempo inteiro para pessoas com esses estudos? Se não tem a certeza do que vai fazer a seguir, defina uma data antes do ano terminar para decidir o que vai fazer depois e avalie a sua situação financeira.

Deixar o nosso trabalho a tempo inteiro e dedicar um ano a uma carreira pessoal pode-nos mudar a vida – provavelmente vai ter uma noção muito mais clara da sua carreira e dos seus objetivos pessoais. Mas é importante que tome o devido tempo a planeá-lo e a certificar-se que está financeiramente preparado para dar este passo.

Publicado: 13-07-2018