Família

Tudo o que deve saber antes de fazer uma viagem com crianças

2 min
Feb 18, 2019

Se está a organizar uma viagem com crianças, existem algumas considerações e detalhes a ter em conta que podem mudar a viagem completamente. Se já viajou com crianças, sabe que pode haver momentos de stress, por isso hoje damos-lhe algumas dicas para preparar bem a sua viagem e assegurar que tanto as crianças como os adultos se divertem.

Se vai viajar de avião com crianças…

Existem certas coisas que deve sempre fazer antes de começar cada viagem, esteja com crianças ou não. Por exemplo, se vai viajar de avião, imprimir os cartões de embarque em casa, ou levá-los numa aplicação móvel (tendo verificado anteriormente que a companhia aérea o permite). Deve, ainda, confirmar a hora do voo e o terminal do aeroporto. Se viajar de carro deve confirmar que não há estradas fechadas, nem qualquer obstáculo que possa trazer algum problema na sua viagem.

Postas estas recomendações mais genéricas que devemos ter em conta em qualquer viagem que fazemos, quando viaja com crianças, as circunstâncias mudam e deve ter em conta algumas considerações:

Como preparar a mala de viagem com os nossos filhos

Antes da viagem, deverá explicar bem aos filhos as coisas que têm de ir na mala e as coisas que podem levar consigo. Para isso, devemos verificar no site (ou ligar para o atendimento ao cliente) da companhia aérea para confirmar quais são as restrições que têm e como devemos preparar a mala de viagem com os nossos filhos. Ainda que sejam os pais a preparar as malas dos mais pequenos, é importante que eles percebam antes de fazer uma viagem, que há certas coisas que não podem levar consigo, para evitar qualquer desentendimento durante a viagem.

A segurança nos aeroportos e voos quando viaja com crianças

Por outro lado, devemos explicar-lhes ainda, o procedimento que devemos seguir nos aeroportos e voos. Sobre os aeroportos, deve levar em conta os controles de segurança para explicá-los bem aos seus filhos e que eles não se assustem e possam passar por lá sem problemas. Da mesma forma, devemos explicar-lhes que eles não se podem afastar em nenhum momento, já que o aeroporto é um sítio com muita gente e pode ser muito confuso.

Atrasos e tempos de espera demorados durante a viagem… que fazer com as crianças?

Lembre-se, ainda, de contar com atrasos e tempos de espera demorados. Para as crianças esta pode ser uma experiência bastante frustrante, e por isso, é aconselhável que tenha preparado um livro, um brinquedo ou um dispositivo digital (como um tablet) para entreter os mais pequenos durante a viagem.

No caso de deparar-se com longas filas antes de entrar no avião, em que os seus filhos possam sentir algum stress ou desconforto pela massa de pessoas entrando ou saindo ao mesmo tempo, fale com alguma assistente da companhia para saber se existe a opção (hoje em dia muitas companhias aéreas o fazem) que permita o embarque prioritário, às famílias com filhos pequenos.