No que toca às tarefas domésticas, quando temos filhos pequenos, pode ser difícil perceber quando é que eles já estão preparados para começar a ajudar em casa. Para ajudá-lo a esclarecer estas dúvidas, neste artigo dizemos-lhe quais são as tarefas domésticas que os seus filhos podem fazer em casa, dependendo da idade que tenham. Este artigo serve como um guia para o ajudar a envolver mais os seus filhos nas tarefas da casa e perceber no que é que eles estão preparados para ajudar. Ainda assim, deve ter em conta que todas as crianças são diferentes, pelo que estas recomendações devem ser apenas levadas em conta como tal e, não, como regra. Se achar que o seu filho não está preparado para desempenhar estas tarefas, não se preocupe, comece com tarefas mais simples e, pouco a pouco, vá ensinando o resto de acordo com as capacidades do seu filho. É importante preparar os seus filhos para serem mais independentes.

 

As tarefas domésticas que devemos começar a ensinar aos nossos filhos em cada idade

Entre os 2 e os 4 anos a maior parte das crianças já estão preparadas para:

  • Limpar líquidos entornados durante as refeições. Ao ensinar a limpar o que sujaram de imediato, ajudará os mais pequenos a perceberem que, quando entornamos alguma coisa, devemos sempre limpar a seguir.
  • Quando acabarem de brincar, ensine o seu filho a arrumar os brinquedos. Nesta faixa etária, as crianças começam a perceber que os brinquedos vieram de um determinado lugar e que devem voltar para lá.

 

À medida que vão crescendo (dos 5 aos 8 anos), podemos criar algumas rotinas que podem ajudá-los a educá-los a fazerem algumas tarefas domésticas:

  • Apanhar as roupas sujas é um bom hábito que se deve ter desde criança. Ensine os seus filhos a porem a roupa no cesto da roupa suja cada vez que mudam de roupa, para perceberem que este é o primeiro passo para lavar a roupa.
  • Pôr e tirar os pratos da mesa é algo que as crianças nos veem a fazer desde sempre. Nestas idades pode envolver os seus filhos no processo de pôr a mesa, ainda que em tarefas pequenas como dobrar os guardanapos ou pôr os talheres do lado certo.

 

Dos 8 aos 14 anos, os seus filhos tornam-se mais autónomos e são capazes de ajudar em casa de forma muito mais independente. Estas são algumas das tarefas domésticas que deve habituá-los desde sempre para adquirirem bons hábitos de arrumação:

  • Fazer a cama todos os dias assim que se levantam
  • Limpar e arrumar o quarto
  • Lavar a loiça

 

A partir dos 14 anos, os seus filhos já têm maturidade suficiente para levar a cabo tarefas como:

  • Dobrar e guardar a roupa
  • Tomar conta dos irmãos mais novos
  • Limpar e arrumar a casa

 

A melhor forma de ensinar estas tarefas, é mostrar-lhes como é que as faz, depois, fazê-las juntos e, quando achar que já são capazes, deixá-los fazê-las sozinhos para que sintam que confia neles e que realmente aprenderam uma coisa nova. Incutir estes bons hábitos desde pequenos, vai ajudar os seus filhos a tornarem-se adultos autossuficientes e organizados.

 

 

Fonte:

https://www.focusonthefamily.com/parenting/parenting-challenges/motivating-kids-to-clean-up/age-appropriate-chores

Publicado: 06-02-2019