Família

Tudo o que precisa de saber se vai viajar em dias de greve

2 min
Apr 24, 2019

Já tem os seus bilhetes de avião, já organizou todas as atividades que quer fazer nas suas férias, só falta fazer a mala e, de repente, descobre que há uma greve marcada para os dias em que viaja.  E agora?

O mais importante nesta situação é não entrar em pânico. Nos últimos anos tem havido muitas greves durante os períodos de férias, e esta é hoje uma realidade muito provável se vai viajar na época alta. Sempre que há uma greve no aeroporto, a ansiedade dos passageiros aumenta naturalmente. A incerteza, não é apenas entre os passageiros, mas também se estende aos funcionários das companhias aéreas, por isso tente manter a calma para poder resolver o problema da maneira mais eficiente possível.

Passos a seguir em caso de viajar durante uma greve:

A primeira coisa que deve fazer é entrar em contato com a sua agência de viagens, ou a companhia aérea com a qual reservou os bilhetes de avião, para verificar se o seu voo foi afetado pela greve. Pode ser que a greve não afete a sua viagem, já que, em muitos casos, as greves são convocadas por determinadas companhias aéreas e não afetarão os passageiros que viajam em outras companhias.

Se reservou as suas férias com uma agência de viagens, na grande maioria dos casos eles terão a responsabilidade de encontrar-lhe uma solução. Se fez a sua própria reserva, terá que ligar para a companhia aérea com a qual você reservou para que eles possam ajudá-lo. No caso de o seu voo ser cancelado devido a uma greve, pode alterá-lo gratuitamente com a sua companhia aérea, ou pedir um reembolso. Algumas companhias aéreas poderão oferecer-lhe a opção de alterar a sua reserva para uma data posterior, ou tentar levá-lo ao seu destino através de um aeroporto que não esteja afetado pela greve. Neste caso, terá que considerar as opções e tomar uma decisão.