Família

Como preparar os seus filhos para serem mais independentes

1 min
Jul 13, 2018

À medida que os seus filhos crescem tornam-se capazes de fazer muitas coisas sozinhos, no entanto, muitas vezes, devido à falta de tempo ou por querer controlar, acaba por fazer as coisas por eles. Soa-lhe familiar? Segundo a psicóloga Jeanne Williams, muitos pais deixam-se levar pelo que tem que ser feito “aqui e agora”, sem pensar nas consequências futuras que isso acarreta.

De acordo com a psicóloga, quando os pais se encarregam de fazer as tarefas pelos seus filhos, que eles mesmos poderiam fazer e que são da sua responsabilidade (como vestir-se de manhã antes de ir para a escola) estão a mostrar-lhes que não confiam nas suas habilidades. Fazer as coisas por eles, faz com que cresçam com inseguranças, falta de sentido de independência e sem saberem como resolver os problemas por si mesmos.

Se ao ler isto, estiver a aperceber-se de que faz tudo pelos seus filhos, não se preocupe, todos os pais fazem isso de vez em quando. Conheça alguns truques para tornar os seus filhos mais independentes:

Diga-lhes que são capazes de fazer sozinhos

Tenha uma conversa com os seus filhos e diga-lhes que sente que os tem tratado como crianças pequenas, pensando que ainda não poderiam fazer as tarefas de crianças mais crescidas. A psicóloga Williams desencoraja o uso da expressão “já não és um bebé,” porque pode afetar negativamente as crianças. Em vez disso, opte por utilizar expressões positivas e dizer-lhes que acredita que já têm capacidades para fazer novas tarefas.

Faça uma lista

Escreva num caderno todas as tarefas que quer que os seus filhos comecem e podem fazer sozinhos, como escovar os dentes. Pergunte-lhes se eles são capazes de fazê-los e estabeleça um compromisso. Ao princípio, os seus filhos podem não se sentir confortáveis ou preparados para fazer alguma tarefa, mas motive-os e mostre-lhes que o conseguirão fazer.

Estabeleça prioridades

Peça-lhes para fazerem apenas uma tarefa de cada vez, para não os sobrecarregar com muito trabalho e para que não tenham dúvidas sobre como e quando fazer cada coisa.