Sabemos que não há nada melhor do que ver o seu filho com um sorriso de orelha a orelha a brincar com os amigos na festa de anos que lhe preparou com tanto carinho. No entanto, não precisa de gomas, batatas fritas ou bolachas açucaradas para o conseguir. Descubra aqui as respostas dos especialistas às perguntas mais frequentes sobre o assunto e aprenda a fazer comida saudável e divertida para servir no próximo aniversário do seu filho!

 

Será assim tão grave fazer uma festa de anos com comida pouco saudável? Afinal de contas é só uma vez por ano!

Hoje em dia a maior parte das crianças não tem uma alimentação saudável, entre os lanches na escola, os doces que vão recebendo e as bolachas em casa dos avós, não é difícil de ver que as festas de anos deixaram há muito tempo de ser a única altura em que uma criança come doces.

As festas de anos dos irmãos, dos primos e dos amigos acabam por ter um peso grande na alimentação das crianças, principalmente quando entram na escola e passam a ser raros os fins de semana em que não há um aniversário.

Um estudo realizado em 2015, pelo Comité de Nutrição da Academia Americana de Pediatria (AAP), demonstra que as festas de anos estão relacionadas diretamente com a epidemia de obesidade infantil.

 

Como organizo uma festa de anos saudável sem que os meus filhos se queixem?

Preparar uma festa infantil saudável é mais fácil do que parece, basta usar o senso comum e alguma criatividade. Sabendo que comemos tanto com os olhos como com a boca, pense no que costumava servir e como pode substituí-lo por alimentos saudáveis que se pareçam visualmente.

Troque as batatas com molhos por palitos de cenoura e pepino com hummus ou guacamole. As gomas por frutos secos e os folhados por palitos de tomate com mozarela. Junte, ainda, espetadas de frutas, pipocas sem açúcar, pizzas caseiras com vegetais e, voilá! Já tem uma mesa colorida e apetitosa.

Já lhe provámos que opções saudáveis não faltam, mas sabemos que há uma pergunta que tem em mente….

 

E o bolo?

Um bolo de anos é indispensável em qualquer festa e, a boa notícia, é que existem milhares de receitas muito saudáveis, deliciosas e fáceis de preparar. Usando, novamente, o truque da substituição, troque os ingredientes que utilizava por ingredientes saudáveis. Por exemplo; o açúcar por tâmaras, banana ou açúcar de coco, a farinha branca por farinha de aveia e o chocolate por cacau puro. Experimente combinações novas para criar bolos saudáveis e igualmente saborosos. 

 

Fonte:  http://www.doctissimo.com/es/nutricion/comida-sana/errores-alimentacion/cumpleanos-infantiles-evitar-la-comida-basura

Publicado: 16-07-2018