Hoje celebramos o Dia Universal dos Direitos da Criança, uma ocasião que se celebra todos os anos no dia 20 de novembro, e que está dedicada a todas as crianças do mundo.

Trata-se de um dia que tem como objetivo chamar a atenção para a situação das crianças mais desfavorecidas, dando a conhecer os direitos da infância e realçando a importância de lutar pelo bem-estar e desenvolvimento das crianças.

Com este dia, pretende-se recordar a cidadania que os mais pequenos são o grupo mais vulnerável e, por isso, são os que mais sofrem com a crise e com os problemas do mundo. Todas as crianças têm direito à saúde, à educação e à proteção, independentemente do lugar do mundo onde nasceram.

Dedicar um dia internacional a este tema serve, assim, como uma chamada de atenção para as necessidades das crianças e para reconhecer o trabalho das pessoas que se esforçam todos os dias para que os meninos e as meninas de todo o mundo possam ter um futuro melhor.

A Assembleia Geral da ONU, após recomendar em 1954 a definição de um dia que fomente a fraternidade entre crianças do mundo inteiro e que promova o seu bem-estar com atividades sociais e culturais, decidiu celebrar este dia em honra da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e da Convenção sobre os Direitos da Criança. No entanto, quem comemora este dia é a UNICEF, uma vez que é a principal organização internacional que trata de proteger os direitos da infância, e que trabalha durante o ano todo para conseguir mudanças reais nas vidas das crianças.

Fonte: http://www.unicef.pt/Dia-Universal-Direitos-Crianca/

Publicado: 13-07-2018