Segundo um estudo levado a cabo pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, Portugal é o sétimo país com mais stress no trabalho da Europa. Vivemos numa correria para conseguir conciliar o trabalho, as tarefas do dia a dia e os nossos relacionamentos e, por isso, muitas vezes, entramos num turbilhão de stress.

Na nossa corrida para “fazer tudo” no escritório e em casa, é fácil esquecer que, à medida que os nossos níveis de stress aumentam, a nossa produtividade cai. O stress pode reduzir a nossa concentração, deixar-nos irritados ou deprimidos e prejudicar os nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Com o tempo, o stress também afeta o nosso sistema imunológico e torna-nos mais suscetíveis a ficar doentes e ter menos energia.

Apesar de alguns de nós precisarmos de sentir algum stress para nos estimular no trabalho, a chave para gerir a pressão está no equilíbrio. Quando os trabalhadores estão equilibrados e felizes são mais produtivos. Por isso esteja atento aos nossos conselhos para alcançar o tão desejado equilíbrio.

 

Conselhos para conciliar o trabalho e a vida pessoal:

1. Defina prioridades

Para conciliar o trabalho e a vida pessoal é importante definir quais são as tarefas mais urgentes do dia e alocar tempo suficiente para concluí-las. Uma ótima forma de o fazer é começar o dia com uma lista de tarefas. Com essa lista faça um horário para ajudá-lo as organizar o seu dia e, desta forma, não terá que se preocupar com tudo ao mesmo tempo porque já irá saber que tarefas deve cumprir e a que horas. Se não tiver a certeza sobre o que requer a sua atenção direta, peça ao seu chefe para ajudá-lo. Com este método, terá mais consciência da sua carga de trabalho e limitará o tempo gasto na sua realização.

 

2. Não queira ser perfeito

Se encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal lhe provoca stress, é porque está com a atitude errada. Não queira encontrar um equilíbrio perfeito porque isso não existe. Esforce-se por ser realista. Alguns dias vai ter que se concentrar mais no trabalho, enquanto noutros poderá dedicar mais tempo e energia sua família e aos seus hobbies.

 

3. Aprenda a desconectar

Defina uma hora para "desconectar-se" do seu telemóvel e dos emails. Tanto um como o outro vão mantê-lo ligado ao trabalho ou a atividades inúteis que o vão impedir de conciliar o trabalho e a vida pessoal, consagrar tempo a atividades importantes como descansar o suficiente, passar tempo de qualidade com os seus amigos e dedicar tempo para si. 

 

 

Publicado: 12-12-2018