Família

Como aproveitar ao máximo o tempo em família

2 min
Jan 10, 2019

Sabemos que o tempo é um bem valioso, mas será que o aproveitamos bem? Talvez não. Muitas vezes, tentamos otimizar o tempo que temos no trabalho, mas será que o fazemos no que toca ao tempo que temos com os nossos amigos e familiares? Como aproveitar ao máximo o tempo em família?

Segundo um estudo nacional feito em 2015, 40% dos portugueses passa o seu tempo livre a ver televisão. Se faz parte desta estatística, está na hora de refletir sobre as suas prioridades para poder dar melhor uso ao seu tempo. O tempo passado com os filhos é uma constante preocupação para muitos pais que trabalham, para conciliar o trabalho e a vida pessoal, mas segundo um outro estudo realizado pela Universidade de Toronto, é mais importante a qualidade do que a quantidade de tempo que passam juntos. Por isso, hoje damos-lhe algumas dicas sobre como celebrar o melhor da vida, aproveitando ao máximo o seu tempo em família e com aqueles que realmente lhe importam.

3 dicas para aproveitar o tempo em família

Algumas ideias e dicas para saber como aproveitar ao máximo o tempo em familia:

1. Não seja refém do seu telemóvel

Hoje em dia os telemóveis deixaram de ser apenas um instrumento para receber e enviar mensagens e chamadas, para serem uma porta para o mundo. Passámos a ter à nossa disposição toda a informação do mundo à distância de um clique e a possibilidade de estarmos sempre conectados. Apesar das enormes vantagens e comodidades que esta tecnologia nos traz, quanto mais conectados estamos online, menos conectados estamos na vida real. A melhor forma de aproveitar o seu tempo com a família sem deixar-se tentar pelas distrações das redes sociais é guardar o seu telemóvel e responder apenas a chamadas importantes. Não se sinta obrigado a responder a todas as mensagens e notificações de imediato, afinal de contas, a sua prioridade nesse momento é estar com a sua família.

2. Organize atividades em família para o fim de semana

Muitas vezes chegamos ao fim de semana e não sabemos o que fazer. Faça programas e planeie com antecedência para quando chegar o seu tempo de descanso, o possa aproveitar ao máximo sem ter que estar com organizações. Planeie uma atividade, seja dar um passeio ou conhecer uma nova cidade no seu país, garanta tempo para a sua família. Comece por organizar uma atividade por mês, com o tempo vai ganhar mais experiência e todos lhe vão agradecer! Afinal de contas, estes são os momentos que guardamos para sempre.

3. Encontre hobbies em comum com os seus filhos

"É muito moderno, eu não percebo nada disso." Se tem filhos jovens é provável que este pensamento já lhe tenha passado pela cabeça, certo? Uma ótima forma de passar tempo de qualidade em família é incentivar que todos arrisquem e proponham-se interessar-se pelos hobbies uns dos outros! Quem sabe se até descobrem novas paixões e uma ótima forma de relacionarem-se mais uns com os outros.