Família

5 coisas que acontecem quando sai de casa dos pais

2 min
May 03, 2019

Hoje vai dar um passo muito importante na sua vida: chegou a hora de tornar-se independente! Esteja a mudar-se de cidade ou simplesmente a mudar de bairro, sair de casa é sempre um passo muito grande. A partir de agora terá uma casa que é sua, com as suas próprias regras, mas também com as suas responsabilidades.

Ainda que esta seja uma fase muito emocionante, tem que estar preparado para a dura realidade que enfrentará durante os primeiros meses. Não o queremos assustar! Com o tempo vai-se habituar, mas qualquer pessoa que já saiu de casa, seja para viver sozinho ou com amigos, entenderá bem que:

1. Vai receber cartas e faturas difíceis de decifrar.

Para onde devo olhar nas faturas de eletricidade, água e gás? O que é que eu faço se a caldeira se estragar? Devo mudar a minha morada fiscal? Estas são algumas questões que surgem quando saímos de casa dos pais. Ao princípio pode parecer tudo muito complicado, mas com os anos e a experiência vai conseguir resolver todos estes problemas num ápice.

2. Vai converter-se num chefe de cozinha.

Não terá outra escolha se não aprender a cozinhar. Especialmente, se vai viver sozinho, terá que planear as suas compras semanais com muita atenção e saber o que comprar e preparar para poder ter uma dieta variada sem comprar coisas a mais que se acabam por estragar.

3. Arrumar a casa vai começar a ser mais importante do que nunca.

Vai ter que organizar o seu tempo para as tarefas domésticas: limpeza, máquinas de lavar roupa, passar a ferro ... agora, sim, vai perceber o quanto custa ter uma casa arrumada.
 
4. Vai ter que controlar muito mais os seus gastos.
Agora que tem mais despesas e obrigações terá que ter muito mais atenção ao que gasta. O seu orçamento será limitado e terá que priorizar e escolher melhor o que compra e prever gastos imprevistos.

5. Vai aprender a ser muito mais responsável.

A partir de agora levar uma vida saudável e equilibrada dependerá só de si. Ao princípio estabelecer uma rotina vai ser difícil, mas com o passar do tempo vai perceber o importante que é criar bons hábitos.